Política

Vereadores fazem visita surpresa ao escritório da Casal em Arapiraca

Na reunião ficou marcada uma audiência pública dia 22

17/02/2017 17h40
Vereadores fazem visita surpresa ao escritório da Casal em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma comissão formada por 12 vereadores de Arapiraca fez, nesta sexta-feira (17), uma visita surpresa ao Gerente Regional do Escritório da Casal, em Arapiraca, Tácito Castelo Branco.

Os parlamentares foram cobrar soluções imediatas para a constante falta de água no município, onde existem comunidades que não recebem o líquido há cerca de dois meses.

Durante 40 minutos, o diretor do órgão em Arapiraca, Tácito Castelo Branco, fez uma exposição para os vereadores, explicando os motivos desta falta de água em alguns pontos da cidade.

Segundo ele, um dos principais motivos é a redução do nível do Rio São Francisco, que foi a redução do nível que era de 1.400 metros cúbicos por segundo e agora, é de 700 metros cúbicos por segundo.

Mas uma das preocupações dos vereadores é com relação as comunidades rurais que enfrentam sérios problemas com a falta de água.

De acordo com Tácito, a maneira encontrada para resolver, pelo menos, de imediato o problema, está sendo tomado um procedimento no qual irá avançar em cerca de 60 metros até o leito do rio, colocando máquinas flutuantes para bombear água para os reservatórios.

Indagado pelos vereadores se a empresa poderia confirmar uma data para resolver o problema, Tácito Castelo Branco disse que, até o mês de março, Arapiraca terá normalizado o seu abastecimento.

Os vereadores também questionaram o fato de que só os pequenos consumidores têm o seu fornecimento suspenso quando atrasam o pagamento, enquanto alguns órgãos públicos atrasam meses e até anos, mas mesmo assim, segundo a comitiva, continuam recebendo o líquido.

Como resposta, o gerente da Casal disse que há uma determinação da presidência da empresa, para que, no caso do atraso no pagamento, só os serviços essenciais como escolas, postos de saúde, creches e outros órgãos, não teriam os serviços suspensos, mas os demais como administração, poderiam ter o fornecimento cortado.

Ao final do encontro, ficou definido que, na próxima quarta-feira (22), haverá uma Audiência Pública, às 14 horas, tendo como local o plenário da Câmara Municipal de Arapiraca, com a presença de todos os vereadores e a direção do órgão, cujo objetivo seria uma resposta definitiva quanto ao abastecimento de água em toda Arapiraca.

Fizeram parte da visita, a presidente da Casa, Professora Graça (PDT), os vereadores Melquisedec (PRB), Thiago ML (PMN), Léo Saturnino (PMDB), Pastor Marcos Caetano (PTC), Sinielza Pessoa (PSD), Dr. Fábio (PR), Willomaks da Saúde (PRP), Pablo Fênix (PRB), Gilvania Barros (PMDB), Rogério Nezinho (PMDB) e Edvanio do Zé Baixinho (PSL).