Política

Deputado federal Cícero Almeida depende do PRTB para ser secretário de Estado

Ele aceitou convite do governador Renan Filho para comandar pasta de Esportes

Por Tribuna Independente 14/02/2017 09h25
Deputado federal Cícero Almeida depende do PRTB para ser secretário de Estado
Reprodução - Foto: Assessoria

A reforma administrativa do governo de Renan Filho (PMDB) continua. O deputado federal e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PMDB) será o novo secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. O parlamentar assume o lugar de Cláudia Petuba, que segundo Almeida vai para a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, que após a saída de Rosinha da Adefal (PTdoB) para a Câmara Federal, tem como titular Cláudia Simões.

Em entrevista à Tribuna Independente, o deputado confirmou que recebeu o convite do governador na semana passada, mas que deixou claro que não queria prejudicar a atual secretária de Esportes.

“Recebi o convite do governador e estou analisando com muito carinho. Brasília a gente sabe que está improdutivo. Queremos produzir, mas não temos condições. O governador me chamou na semana passada. Deixei claro que se fosse para prejudicar a Cláudia Petuba, eu não aceitaria porque na minha vida profissional e política eu nunca passei por cima de ninguém. Sempre pautei minha vida na lealdade e a Cláudia foi muito decente com a gente na nossa campanha para prefeito. E daí o Renan falou: ‘nós não vamos perder o PCdoB, tampouco a Cláudia. Talvez você não tenha essa informação, mas a Cláudia vai para Secretaria da Mulher”, afirmou Cícero Almeida.

ACORDO COM PRTB

Outra situação que poderia “melar” a ida de Cícero Almeida para a pasta de Esportes, mas que deve ser contornada é a ação do PRTB que pede a impugnação do deputado por infidelidade partidária. Quando foi eleito deputado federal, Almeida era filiado à sigla, mas depois migrou para o PSD e recentemente está filiado ao PMDB. Entretanto, o PRTB alega que ele só se elegeu por causa da proporção de votos na legenda do partido, e o acusa de infidelidade partidária. Com isso o partido entrou com ação na justiça eleitoral para tomar o mandato do parlamentar, que deixou a legenda antes da abertura da janela partidária, alegando estar sendo perseguido dentro do partido.

“Estou aguardando também uma conversa com o meu suplente [Val Amélio, PRTB]. Amanhã, especialmente com o pai dele [Cícero Amélio, conselheiro afastado do Tribunal de Contas] para que ele converse com o presidente do nacional do partido [Levy Fidelix]. Se durante a campanha eu me afastei por seis meses para o Val Amélio, que assumiu, agora ele deve assumir por mais um ano. Então, não vejo motivo para eles continuarem tramitando com a ação que já está perdida para eles, mas mesmo assim é desgastante para mim. O Ministério Público Federal nos deu parecer favorável. O saudoso ministro Teori Zavascki [falecido em janeiro em acidente aéreo] também. O PRTB segue querendo tomar o meu mandato”, destacou o deputado federal.

De acordo com Almeida, não valeria a pena ele tomar a decisão de deixar a Câmara se o PRTB mantiver essa situação.

“Por isso estamos analisando. Até esta terça-feira [14], devo ter uma decisão e assim sendo ele vai ter uma representação dentro da Câmara dos Deputados e eu volto para Alagoas e vou ajudar o governador. Gosto de trabalhar e na conversa que nós tivemos fiquei muito feliz com os projetos e ideias que ele tem para secretaria. Está dentro daquilo que eu tinha programado, caso eu tivesse ganho a prefeitura na última eleição. Acredito que vamos poder fazer muito aqui pela capital, pelo interior. O convite foi aceito e depende exclusivamente desta situação com o PRTB”, acrescentou Almeida.

Governador ressalta experiência de Almeida

Durante a agenda de atividade de segunda-feira (13), o governador Renan Filho (PMDB) foi abordado por jornalistas para, mais uma vez, falar da reforma administrativa em sua gestão.

O chefe do Poder Executivo afirmou que manteve conversas com o deputado federal Cícero Almeida, a quem apoiou na disputa pela Prefeitura de Maceió em 2015.

“Tenho conversado muito com o deputado Cícero. Almeida é uma figura experiente da política local, ele foi prefeito de Maceió e conhece muito a capital e estamos dialogando para aferir a possibilidade dele vim a fazer parte do governo. Sendo deputado ele pode ajudar muito a pasta que ele assumir, sobretudo porque pode viabilizar recursos, pode trazer a experiência que ele teve como prefeito, pra acelerar e levar os benefícios para a periferia da capital e para as cidades do interior. O nome do Cícero é muito interessante, mas eu preciso conversar com ele pra ver a disposição dele. Se ele está a fim de vim pra cá, pegar no batente e trabalhar muito”, deixou claro o governador de Alagoas.

Renan afirmou ainda que além dessa mudança, deve ocorrer mais uma, que seria a da pasta do Trabalho e Emprego (Sete). O novo secretário deve ser mesmo Arthur Albuquerque (PMDB), filho do deputado estadual, Antonio Albuquerque [PTB]. É o que garantiu o parlamentar em entrevista à Tribuna Independente na semana passada. O Gabinete Civil não confirmou a mudança, mas disse que a escolha é política. Até agora, as mudanças ocorreram nas Secretarias de Saúde (Sesau) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

A reportagem da Tribuna Independente não conseguiu manter contato com o suplente Val Amélio.