Política

Prefeito participa de reunião sobre PPP da Iluminação no BNDES

Rui participa de workshop para realização de licitação para PPP da iluminação no BNDES

08/02/2017 12h12
Prefeito participa de reunião sobre PPP da Iluminação no BNDES
Reprodução - Foto: Assessoria

A convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o prefeito Rui Palmeira participou, nessa terça-feira (07), de uma reunião, no Rio de Janeiro, para discutir concessões de serviços municipais. Na oportunidade, o banco divulgou uma proposta de apoio ao desenvolvimento de Parcerias com a Iniciativa Privada (PPPs) no setor de iluminação pública com foco prioritário, neste primeiro momento, nas capitais.

O gestor da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Frederico Lins, segue no Rio, nesta quarta-feira (08), para representar Maceió na reunião sobre a linha de financiamento do BNDES para a PPP da Iluminação nas capitais.

De acordo com Rui Palmeira, a PPP foi regulamentada em Maceió por meio da Lei 6.283/2013 e tem como objetivo garantir eficiência administrativa a projetos fundamentais para o desenvolvimento de Maceió.

“O projeto da PPP da iluminação de Maceió está bem encaminhado, isso porque já estamos trabalhando nesse conceito. Nós apresentamos a proposta para a sociedade em audiência pública e foi bem aceita. O que compartilhamos aqui no BNDES é basicamente o que buscamos fazer na nossa cidade”, detalhou o prefeito.

O objetivo da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) é substituir todo o parque de iluminação da cidade por lâmpadas com tecnologia de LED. Desta forma, a cidade economizará energia e na manutenção do serviço, já que a tecnologia é mais econômica e tem durabilidade de até três vezes maior em relação às lâmpadas utilizadas atualmente. Além disso, o LED reduz totalmente a emissão de CO² e não emite raios infravermelhos e ultravioleta.

BNDES apresenta propostas para financiamento da PPP da iluminação nas capitais

“A ideia é que o BNDES contribua com a contratação de consultoria, sem custos para a Prefeitura, já que seria custeado pelo parceiro privado. A reunião é importante porque mostrou os passos que temos a seguir para concretizar o projeto. A previsão é lançarmos esse edital muito em breve, o que vai representar mais velocidade na execução dos serviços e mais recursos para investimentos”, complementou o superintendente Frederico Lins.

Eberth Lins/ Secom Maceió