Política

Renan Calheiros e Benedito de Lira assumem lideranças do PMDB e PP

Sessão de quarta-feira (1º) serviu para oficializar as novas lideranças dos partidos no Congresso

Por Tribuna Independente 02/02/2017 12h42
Renan Calheiros e Benedito de Lira assumem lideranças do PMDB e PP
Reprodução - Foto: Assessoria

Além da votação para a presidência do Senado e da escolha da Mesa Diretora, a sessão de quarta-feira (1º) serviu para oficializar as novas lideranças dos partidos no Congresso.

Os novos líderes são: Renan Calheiros (PMDB), Paulo Bauer (PSDB), Armando Monteiro (PTB), Omar Aziz (PSD), Vicentinho Alves (PR), Ronaldo Caiado (DEM) e Benedito de Lira (PP).

Renan Calheiros (PMDB-AL), que encerrou nesta quarta-feira sua segunda passagem pela presidência do Senado – e que a partir de agora assume a liderança do PMDB na Casa – aproveitou a sessão para destacar mudanças administrativas e aprovação de leis durante sua gestão.

Em uma de suas últimas falas como presidente do Senado, Renan fez uma ode aos gastos cortados na Casa nos últimos dois anos. “Nós somos 100% transparentes”, disse Renan. “Ao longo de quatro anos, fizemos na Casa muitas mudanças. Eliminamos redundâncias, desperdícios, e conferimos organicidade administrativa. A economia foi de mais de R$ 884 milhões”.

PAUTAS

Agora no comando do Senado, Eunício Oliveira deve colaborar com Michel Temer, que pretende tocar reformas polêmicas, como a da Previdência, que tem previsão de passar pelo crivo dos senadores até o final do primeiro semestre.

Eleito senador em 2010, Eunício já foi deputado federal por três mandatos e ministro das Comunicações do governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2004 e 2005.

Agora, ele é o terceiro na linha sucessória. Na ausência de Temer e do presidente da Câmara --que será eleito nesta quinta-feira (2)--, Eunício é quem assume a Presidência da República.