Política

Deputado JHC é eleito 3º secretário da Câmara Federal

Entre as principais atribuições do cargo, está o controle de passagens aéreas, requerimentos de licença e justificativa de faltas dos deputados

02/02/2017 17h54
Deputado JHC é eleito 3º secretário da Câmara Federal
Reprodução - Foto: Assessoria

O deputado JHC (PSB-AL) foi eleito, na tarde desta quinta-feira (2), o 3º secretário da Câmara Federal. JHC disputou a vaga com João Fernando Coutinho (PSB -PE) e foi eleito com 240 votos no segundo turno. O parlamentar permanece no cargo até o final de 2018. “Mais uma missão que assumimos com grande responsabilidade e serenidade. Aos poucos, vamos mostrando que a nova forma de fazer política tem espaço”, declara JHC.

Entre as principais atribuições do cargo, está o controle de passagens aéreas, requerimentos de licença e justificativa de faltas dos deputados. Além disso, é o responsável pelo reembolso das despesas com passagens aéreas da Casa.

O trabalho continua

Segundo JHC, essa nova função vem para acrescentar ainda mais experiência em seu trabalho como parlamentar. “A juventude está mostrando seu caminho na política. É uma honra estar aqui e representar tantos jovens que lutam para mudar esse país. Irei continuar em plena atuação como parlamentar, trabalhando por Alagoas e organizando meu tempo com gestão e eficiência”, conclui o deputado.

Como ficou

Cabe ao 1º vice-presidente Fábio Ramalho substituir Rodrigo Maia, presidente da Casa, quando este estiver ausente, elaborar pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução para alterar o Regimento Interno, dentre outras atribuições. Nas viagens do presidente da República ao exterior, Maia é o primeiro na linha sucessória. Com isso, Ramalho o substitui no comando da Câmara.

Ao deputado JHC caberá a autorização de reembolso de despesa com passagens aéreas de deputados e o exame de requerimentos de licença e justificativa de faltas dos parlamentares nas sessões deliberativas da Casa.

Com a conclusão da eleição dos cargos da Mesa Diretora, deputados e senadores reúnem-se ainda hoje (2) para sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2017.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, é esperado para entregar a mensagem presidencial de reabertura dos trabalhos.

Veja como ficou a composição da Mesa Diretora:

1º vice-presidente: Fábio Ramalho (PMDB-MG) 2º vice-presidente: André Fufuca (PP-MA) 1º secretário: Giacobo (PR-PR) 2º secretário: Mariana Carvalho (PSDB-RO) 3º secretário: JHC (PSB-AL) 4º secretário: Rômulo Gouveia (PSD-PB)