Política

Christian Teixeira assume Secretaria de Estado da Saúde e garante maior empenho

Governador Renan Filho não compareceu à solenidade por causa de reunião

Por Tribuna Independente 02/02/2017 12h00
Christian Teixeira assume Secretaria de Estado da Saúde e garante maior empenho
Reprodução - Foto: Assessoria

No final da tarde de quarta-feira (1º), em solenidade concorrida realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Christian Teixeira tomou posse como novo titular da pasta em substituição à Rozangela Wyszomirska, que ocupou este espaço desde o início do governo Renan Filho (PMDB).

Antes da transmissão do cargo, o novo responsável pela Saúde no Estado concedeu entrevista coletiva e comentou acerca das condições da Sesau deixadas por sua antecessora.

“Estou encontrando uma secretaria com servidores abnegados. A ex-secretária Rozangela nos mostrou toda a realidade da saúde alagoana. Irei aproveitar as ações positivas já desenvolvidas, mas precisamos adotar um ritmo mais acelerado. É verdade que Alagoas e o Brasil passam por dificuldades financeiras, mas é preciso buscar criatividade para superá-las”, diz Christian.

Em relação ao nome que ocupará a secretaria adjunta da Sesau, o novo titular da pasta disse que o nome ainda está sendo analisando entre ele e o governador Renan Filho que, aliás, não compareceu à solenidade que ocorreu em paralelo com a votação da mesa diretora da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) cuja disputa foi a mais tensa dos últimos anos.

Segundo a assessoria direta do governador Renan Filho, sua ausência foi motivada por uma “reunião interna no palácio que se alongou”. Ainda de acordo com a assessoria, essa reunião não tinha relação com a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Novo titular da Saúde não descarta PDV

Ainda durante a entrevista coletiva, Christian Teixeira foi questionado sobre rumores de que o Governo do Estado vai criar um Programa de Demissão Voluntária (PDV) na área da Saúde, devido ao fechamento de três mini prontos-socorros em Maceió – nos bairros do Tabuleiro, Benedito Bentes e Jacintinho – para trocá-los por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O novo titular da Sesau não descartou essa possibilidade. “No momento o PDV não está nos planos imediatos do governo. É verdade que o país passa por um momento em que vários estados não conseguem pagar a folha salarial, que é o elementar, e aqui estamos em dia. Temos adotado uma política de responsabilidade e mostrando ao servidor a real situação. Qualquer modificação que venhamos a fazer, tenham certeza absoluta, será o melhor para o estado”.

Em relação ao fechamento dos mini prontos-socorros, Christian afirmou que a situação ainda está sendo estudada.

ROZANGELA WYSZOMIRSKA

A ex-titular da Sesau, Rozangela Wyszomirska, também conversou com a imprensa na tarde de ontem, antes da posse do novo secretário de Saúde. Ela não quis revelar o motivo de sua demissão.

“Eu prefiro falar do meu sentimento e desse momento de saída. A motivação é uma questão privada do governador, porque o cargo é dele. Quando a gente assume um espaço como esse, tem começo, meio e fim. E agora é o fim”, diz.

Segundo ela, sua passagem à frente da Sesau deixou a pasta mais organizada, “com as contas em dia, tendo ainda pouco, na área financeira, para ser ajustado. Ampliamos a oferta e implantamos serviços”.