Política

Christian Teixeira assume Sesau nesta quarta-feira na sede da secretaria

Em seu lugar na Seplag assume Fabrício Marques Santos, da Sefaz

Por Tribuna Independente 01/02/2017 09h28
Christian Teixeira assume Sesau nesta quarta-feira na sede da secretaria
Reprodução - Foto: Assessoria

Christian Teixeira, atual titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vai mesmo assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O governador Renan Filho empossa o novo secretário de Estado da Saúde, nesta quarta-feira, 1°, a partir das 16h, na sede da Sesau.

A troca foi confirmada por ele e pelo governador Renan Filho (PMDB), na manhã de terça-feira (31). Em seu lugar na Seplag, assume Fabrício Marques, que atualmente é secretário especial do Tesouro Estadual e adjunto de George Santoro, secretário de Estado da Fazenda.

As trocas devem ser oficializadas no Diário Oficial do Estado (DOE) entre hoje e sexta-feira (3). Segundo o governador, ainda é preciso definir quem serão os adjuntos das pastas daqui por diante.

De acordo com Christian Teixeira, ele ainda precisar conhecer a realidade interna da Sesau para “alinhar” a indicação de seu adjunto na pasta.

“Vou procurar me inteirar das demandas da Sesau, conhecer a realidade interna da pasta e ver as dificuldades. O que já posso adiantar é que vou procurar dar outro ritmo a ela, mesmo diante das dificuldades financeiras que o país, e Alagoas, vivem no momento. Teremos condições de prestar um serviço público de saúde de qualidade”, garante o novo titular da Sesau.

Já Fabrício Marques, que assume a Seplag no lugar de Christian Teixeira, se limitou a dizer que sua indicação se deve a sua dedicação na Sefaz.

“Prefiro esperar a posse para poder falar com mais propriedade sobre a Seplag. Pretendo dar sequência ao trabalho que estamos desempenhando no estado, eu estou há dois anos em Alagoas e temos feito um bom trabalho, com dedicação. O governador percebeu isso”, comenta Fabrício Marques.

Questionado se sua ida à Seplag é movimento de estreitamento de relação com a Sefaz, o novo titular do Planejamento estadual afirmou não ver dessa forma, mas sim, como fruto do trabalho que desempenhou, mesmo que estivesse em outra secretaria.

“Saio uma pessoa melhor”, diz Rozangela

Para Rozangela Wyszomirska, sua passagem à frente da Sesau foi “gratificante”. Em sua avaliação, diversos problemas foram resolvidos e muitos estão com as soluções em andamento.

“Foi um grande aprendizado e saio uma pessoa muito melhor porque o trabalho e a responsabilidade da Sesau são fantásticos. Construímos uma equipe fantástica e conseguimos, nesses dois anos, resolver os problemas de saúde mais gritantes, como a ampliação da oferta. Farei uma prestação de contas para publicizar e mostrar o volume de coisas que resolvemos nesse período e os que ainda estão em andamento”, diz.

Ainda segundo ela, foi com “tranquilidade” que recebeu a decisão de Renan Filho em trocar o comando da Sesau.

“Tivemos uma reunião muito tranquila e essas são as regras existentes. Foi uma escolha do governador. Agora eu volto para a Universidade”, comenta.

Rozangela Wyszomirska assegura que sempre manteve Renan Filho a par de toda a situação da Sesau e que sempre soube da possibilidade de saída da pasta.

“Desde o primeiro dia em que ele conversou comigo, o governador me disse que estava me convidando, mas não sabia por quanto tempo eu ficaria”, completa.

Ela afirmou voltar à Reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ainda nesta semana. “Amanhã [hoje] me reúno com o grupo na Uncisal”.

A eleição para a Reitoria da Uncisal será realizada no próximo mês de agosto e a posse do novo gestor da universidade ocorrerá em outubro.

Para deputado, troca na Saúde é positiva

Para o deputado estadual Inácio Loiola (PSB), a troca de Rozangela Wyszomirska por Christian Teixeira à frente da Sesau foi bastante positiva. Em sua avaliação, o novo titular da Saúde em Alagoas marcará sua passagem pela pasta.

“Ele é extremamente gabaritado e competente. É comprometido e será a grande revelação na saúde em Alagoas nesses últimos anos”, comenta Inácio Loiola.

Crítico contumaz de Rozangela Wyszomirska, para o parlamentar, a gestão anterior foi um “desastre”.

“A Sesau vinha sendo, nesses últimos dois anos, um desastre para o governo. Pessoal incompetente, apático e mau visto pelos servidores. Foi um desastre. Se você fizer uma pesquisa entre os servidores da saúde de Alagoas, eles vão dizer que a coisa mais acertada do governo foi ter tirado essa secretária de Saúde”, dispara Inácio Loiola.

No dia 1º de dezembro de 2016, o deputado Inácio Loiola, em audiência pública sobre o atendimento em hospitais públicos de Alagoas, realizada na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), foi veemente nas reclamações à gestão de Rozangela Wyszomirska na Sesau. Segundo ele, a então titular da pasta, em uma visita à Secretaria para tratar de recursos de um hospital em Pão de Açúcar, o colocou para fora da sede da Sesau. 

BOM TRABALHO

Já para o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB), líder da base de apoio do governo na ALE, Rozangela Wyszomirska fez um bom trabalho na Sesau.

Para o peemedebista, parte das críticas à reitora da Uncisal se deve ao fato de ela ser uma técnica e não estar acostumada ao mundo da política.

“Ela contribuiu bem e agora o Christian [Teixeira] segue o trabalho. Ela é técnica e fez um bom trabalho tecnicamente, mas não tinha vivencia com a politica”, diz Ronaldo Medeiros.