Política

AMA também é decisiva nas eleições em Alagoas

AMA é considerada primordial para fortalecimento de grupos políticos que acabam influenciando diretamente nas eleições municipais e estaduais

Por Tribuna Independente 01/02/2017 09h48
AMA também é decisiva nas eleições em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Apesar de o novo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (PMDB) garantir que a entidade é apartidária e que se preocupa apenas com pautas municipalistas, há uma grande articulação política dentro da instituição, pois a AMA é considerada como primordial para o fortalecimento de grupos políticos que acabam influenciando diretamente nas eleições municipais e estaduais.

Essa é a análise do cientista político, Ranulfo Paranhos que acompanhou de perto a eleição da AMA. Ele diz em entrevista para a Tribuna Independente, que a Associação sempre foi uma instituição bastante decisiva quando se trata de eleições municipais.

“É só analisarmos. Já teve o ex-prefeito de Paripueira, Abrahão Moura [PP] que foi presidente da entidade. Uma figura influente, hoje, tanto com o governador Renan Filho [PMDB] - que apoiou a esposa de Abrahão, Emanuelle Moura, atual prefeita de Paripueira, nas eleições do ano passado - como no governo de Rui Palmeira [PSDB], por incrível que pareça. Sempre teve muito isso de usar a boa parte dos acordos estabelecidos entre gestores. Lá dentro da AMA ou você consegue dirimir arestas, melhorar os acordos ou você estabelece espaços melhores definidos”, explicou Paranhos.

O cientista explicou ainda que a AMA não tem participação nas eleições com financiamento de recursos ou algo relativo, mas que a articulação dentro da instituição existe. “Ela [AMA] funciona como uma instituição que organiza ou que representa parte dessa organização dos grupos para as eleições”.

Paranhos acredita que PMDB se fortalece com Hugo Wanderley

Apesar de ter eleito o maior número de prefeitos no Estado, o PMDB viu o PSDB vencer nos dois maiores municípios, a exemplo de Maceió e Arapiraca.

Além disso o partido tucano garantiu outros 15 municípios alagoanos, que juntos têm 46,79% da população total do Estado.

Questionado se o PMDB sairia fortalecido com a eleição de Hugo Wanderley, por ele ser conhecido como um bom articulador político entre os prefeitos, o que facilitaria na reestruturação do partido do governador Renan Filho para o pleito de 2018, o cientista político Ranulfo Paranhos acredita que sim.

“Acredito que é isso. Possivelmente o PMDB sai fortalecido. Essa é uma estratégia de tentar se fortalecer a partir da Associação dos Municípios Alagoanos, mas não com os recursos da instituição, nem com o nome da entidade. O Hugo Wanderley tem fácil acesso com os prefeitos por conta do seu bom diálogo. Isso vem acontecendo ao longo da história da AMA. Sempre terá algum gestor representando um grupo forte ou um grupo que quer se fortalecer”.

Paranhos foi além e acrescentou, durante a entrevista com a reportagem da Tribuna Independente, que a Associação não defende apenas a pauta municipalista.

“Eles (AMA) alegam que tem uma proposta apartidária e também tem um pano de fundo municipalista. Uma ideia de defender o município acima dos interesses partidários. Essa tem sido a justificativa. Não cola muito bem, mas com o princípio final de se reduzir essa disputa interna, eles tendem montar uma chapa que acaba unindo os dois grupos no mesmo tempo. Mas há sim uma força agindo lá dentro para fortalecer um e outro grupo, sempre que você fortalece um, o outro tende a perder espaço e nesse caso o PMDB sai fortalecido com a liderança de Wanderley na AMA”, finalizou o cientista.

Hugo Wanderley foi eleito para comandar a AMA no próximo biênio.