Política

Renan Filho anuncia troca na Secretaria Estadual de Saúde

Nome que assumirá no lugar de Rozangela Wyszomirska não foi revelado, mas pode ser anunciado hoje

Por Tribuna Independente 31/01/2017 08h30
Renan Filho anuncia troca na Secretaria Estadual de Saúde
Reprodução - Foto: Assessoria

Dando sequência à reforma em seu secretariado, anunciada ainda em 2016, o governador Renan Filho (PMDB) declarou, ontem (30), que Rozangela Wyszomirska deixará nos próximos dias o comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas não revelou que assume em seu lugar.

Durante a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Renan Filho disse que está “finalizando conversas” e que espera “anunciar o nome amanhã [hoje]”.

O motivo da troca não foi revelado, mas para o governador, Rozangela desenvolveu “grande trabalho” à frente da Sesau.

Rozangela Wyszomirska, que reassume a Reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, não quis comentar sua saída da Sesau antes de se reunir com o governador. O encontro ocorreu na noite de ontem.

Renan Filho não descartou fazer de novas mudanças na equipe. “Não será a última”.

Mais duas trocas de comando em secretarias, da reforma anunciada em 2016, já ocorreram. Na Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt assumiu a pasta no lugar de Jardel Aderico, após pedido do deputado federal Givaldo Carimbão (PHS); e na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Antônio Pinaud foi substituído por Fernando Pereira, ex-prefeito de Junqueiro e irmão da deputada estadual Jó Pereira (PMDB) e do prefeito de Teotonio Vilela, Joãozinho Pereira (PSDB).

Nomes

Cotados para a Saúde não comentam troca

Com a saída de Rozangela Wyszomirska da Sesau, quatro nomes surgiram na imprensa como cotados par assumir em seu lugar ou no espaço deixado por seu substituto: Hélder Lima, atual titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur); Christian Teixeira, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); Rafael Brito, da Agência de Fomento de Alagoas S/A (Desenvolve); e Antônio Pinaud.

Rafael Brito negou qualquer possibilidade de assumir a Sesau ou mesmo de trocar de pasta. “Fico na Desenvolve. Isso não passa de especulação”, garante.

Antônio Pinaud afirmou tomar conhecimento de que estaria cotado para assumir o lugar de Rozangela Wyszomirska pela imprensa. Entretanto, ele ressaltou que segue na equipe do governador Renan Filho.

“Só sei que sigo no governo, na tarefa que o governador decidir”, diz Antônio Pinaud.

A reportagem não conseguiu contato com Hélder Lima porque seu telefone estava desligado.

PRINCIPAL

Já Christian Teixeira, considerado o nome mais forte para assumir a Sesau, não negou a possibilidade de troca de pasta.

“Com relação a essa informação entendo que o próprio governador deverá anunciar o substituto da atual gestora da Sesau”, diz.

Conforme apurou a reportagem junto a uma fonte do governo, Christian deve mesmo ser anunciado hoje para a Sesau. Em seu lugar na Seplag assumiria Fabrício Marques Santos, da Secretaria de Estado da Fazenda.

 

*Com colaboração de Carlos Victor Costa