Política

TRE inicia julgamentos sobre propagandas eleitorais

Expectativa é para análise de dois a três processos por dia no pleno

25/01/2017 08h18
TRE inicia julgamentos sobre propagandas eleitorais
Reprodução - Foto: Assessoria

Os trabalhos do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas iniciaram no último dia 10 de janeiro e, para seu novo presidente, o desembargador José Carlos Malta Marques, a corte não possui dificuldades para cumprir as metas que ele traçou ao tomar posse na função, no último dia 10 de janeiro.

“Tudo está andando normalmente e não temos dificuldade de demanda de processos ou de estrutura para tocarmos as coisas por aqui. O que é preciso ser resolvido é a questão do Fórum Eleitoral de Maceió”, comenta o magistrado.

O ritmo do TRE neste início de trabalhos é de dois a três processos julgados por dia. Segundo a assessoria de comunicação da instituição, neste mês haverá sessões em todos os dias da semana. “Mas o normal é que sejam de duas a três nesse período”.

“Nesta semana estaremos julgando alguns processos-crime referentes a propagandas eleitorais irregulares”, comenta Malta Marques.

Na última sexta-feira (20), Malta Marques inspecionou o Fórum Eleitoral – localizado no bairro de Gruta de Lurdes – e detectou problemas na estrutura do edifício onde o órgão funciona como desabamento do teto da 33ª Zona Eleitoral e acúmulo de água; problemas com o equipamento de distribuição de senha; temperatura elevada e poeira nas instalações do depósito de urnas; central de ar condicionado; e degraus da escada fora do apropriado.

Malta Marques também ressaltou o aguardo da disponibilidade do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, para agendar reunião sobre a construção da nova sede do TRE.

“Fui informado de que ele [Gilmar Mendes] está em viagem, mas marcaremos a reunião sobre a construção da nova sede do Tribunal assim que ele retornar”, garante Malta Marques.

A nova sede do TRE será construída na Avenida Josefa de Melo, que liga os bairros da Cruz das Almas e Serraria. O valor da obra é de R$ 60 milhões e a área do terreno a ser utilizada é de 780 metros quadrados.

O foco central para passagem de Malta Marques à frente da corte eleitoral é o combate à corrupção e, para isso, ele quer criar mecanismos como campanhas educativas, como foco no exercício da cidadania e noções de ética.