Política

Milhares de agricultores e pecuaristas recebem tratores e caminhões térmicos

Entrega aconteceu nesta segunda-feira, no pátio da Secretaria de Agricultura

16/01/2017 11h23
Milhares de agricultores e pecuaristas recebem tratores e caminhões térmicos
Reprodução - Foto: Assessoria

Milhares de agricultores alagoanos e pecuaristas receberam uma boa notícia na manhã desta segunda-feira. É que hoje foram entregues no pátio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), 23 tratores, para preparo do solo e produção, e seis caminhões térmicos para transporte de leite. Os equipamentos vão beneficiar de forma direta os produtores do litoral ao sertão de Alagoas.  

Os equipamentos foram conseguidos por meio de emendas parlamentares de autoria do senador Benedito de Lira e do deputado federal Paulão, com a contrapartida do governo de Alagoas, um investimento na ordem de R$ 4,6 milhões. Sonho materializado que teve início em 2012.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, parabenizou os parlamentares e enfatizou que o exemplo sirva para os demais da bancada para fazer com que Alagoas possa distribuir tratores e tentar crescer com a sua safra produção de feijão e de milho.

“O trabalho foi intenso nos últimos meses para fazer com que esses equipamentos fossem entregues”. Ele agradeceu aos parceiros da Secretaria e ao Banco do Brasil que já se dispôs a contribuir bastante se São Pedro mandar a chuva. “O momento é importante para os agricultores. O processo não é fácil quanto parece, temos que trabalhar, mas com muito cuidado para poder conduzir e deixo o meu agradecimento aos técnicos da Secretaria na questão da licitação junto a Angesp (Agência de Modernização da Gestão de Processos), além da descrição, e preocupados com o período de seca, que o Estado passa, fazendo com que estes equipamentos sejam de conchas hidráulicas, quatro por quatro, viabilizando a limpeza dos pequenos açudes e barragens, acompanhados também de arados, redes agrícolas, para que no período da chuva preparar a terra para o pequeno agricultor”, explicou Álvaro Vasconcelos.     

O secretário destacou ainda que os caminhões térmicos servirão, sobretudo para os produtores do semiárido determinados e de fibra, que mesmo sofrendo no período seco, mas tocando sua atividade. O governo do Estado desde janeiro já começou a distribuir ração naquela região minimizando o sofrimento do pequeno produtor de leite.

“A agricultura familiar está preparada graças às parcerias onde o pequeno produtor está capacitado no sentido de melhorar a sua produtividade. Vamos fazer com que a agricultura cresça torcendo e rezando para que chova”, ressaltou.     

“Estado sempre à disposição dos municípios, frisa governador Renan Filho

Atendendo aos anseios de cooperativas, associações e beneficiários do crédito fundiário, o governador Renan Filho, parabenizou o secretário Álvaro Vasconcelos pelo trabalho, enaltecendo a ação como importante para Alagoas. “Iniciamos o dia com boas novas, são vários prefeitos de municípios que se fizeram presentes nesta solenidade e acompanharam a entrega desses maquinários que vão auxiliar na produção das cidades. Toda emenda temos que colocar uma contrapartida, e o Estado está sempre à disposição dos munícipios, quando estes não tiverem regularidade, Alagoas está pronta para receber os recursos e passar os equipamentos, que vão sem dúvida ajudar na inclusão produtiva do Estado”, destacou.

CONTINUIDADE

O senador Benedito de Lira lembrou a necessidade de que haja continuidade nesse tipo de política pública no sentido de que essa ajuda possa ser oferecida sempre aos pequenos produtores alagoanos. O parlamentar chamou a atenção para a importância dos seis caminhões térmicos que entregues, sendo três para a Cooperativa de Pindorama e outros três para a CPLA (Cooperativa de Produção Leiteira) informando que também foram adquiridos por meio de emenda parlamentar de sua autoria.

O senador apresentou disse que o funcionamento desses caminhões de leite será da seguinte forma: “o leite é recolhido em cada propriedade, é mantido a uma temperatura de 4°, e levado para as unidades de laticínio, com benefícios para todos". Segundo ele, os benefícios irão fazer grande diferença na vida dos agricultores familiares do Estado.

Os recursos das emendas parlamentares foram repassados por meio da Caixa Econômica Federal que estava representada no evento pelo superintendente em Alagoas, Josuel Cardoso. Sendo originário do Ministério da Agricultura, Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.