Política

Presidente do México diz que país não pagará pelo muro de Trump

Peña Nieto disse novamente que não pagará por barreira, após Trump reafirmar sua intenção de fazer o México reembolsar os EUA pela construção.

Por G1 11/01/2017 21h51
Presidente do México diz que país não pagará pelo muro de Trump
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse novamente nesta quarta-feira (11) que seu país não pagará pelo muro que o presidente eleito dos EUA Donald Trump pretende construir na fronteira entre os dois países, mas afirmou estar disposto a trabalhar para ter uma boa relação com o novo governo americano.

Mais cedo, Trump reafirmou em entrevista coletiva que vai construir a barreira e que o México irá reembolsar os EUA pelo gasto com a construção.

"É evidente que temos algumas diferenças com o próximo governo dos Estados Unidos, como o tema de um muro pelo qual, obviamente, o México não pagará", mas ainda assim o governo mexicano trabalhará "para ter uma boa relação com os Estados Unidos e seu presidente", disse Peña Nieto durante uma Assembleia com diplomatas estrangeiros.

Ele afirmou que o fluxo de imigração é responsabilidade dos dois países e que os EUA deveriam impedir a entrada de armas ilegais em território mexicano.

Disse ainda que vai buscar aumentar investimentos para tornar as fronteiras mais seguras e que vai buscar conversas abertas com os EUA sobre temas como segurança, migração e comércio.

Disse também que vai continuar buscando uma integração do comércio na América do Norte e que vai manter o fluxo livre de remessas dos mexicanos morando nos EUA.