Política

Mesmo sem definir valores, Palmeira diz que reajuste da passagem entra em pauta ainda esta semana

Por Da Redação 11/01/2017 19h49
Mesmo sem definir valores, Palmeira diz que reajuste da passagem entra em pauta ainda esta semana
Reprodução - Foto: Assessoria

Em entrevista às rádios locais, o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) disse, na manhã desta quarta-feira (11), que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deve convocar ainda esta semana o Conselho Municipal de Transporte para definir o novo reajuste da passagem de ônibus em Maceió.

O aumento da tarifa já havia sido anunciado no final de 2016, mas até o momento não há um consenso quanto ao novo valor a ser cobrado. Segundo Palmeira, a mudança leva em conta os índices inflacionários registrados pelo município no ano passado. Quem está à frente da negociação é o secretário municipal de Transporte e Trânsito de Maceió, Antônio Moura. O secretário ficou encarregado de escolher a data para a reunião com os conselheiros nesses próximos dias.

A polêmica deixa os maceioenses preocupados. Em São Paulo a tarifa chegou a ser reajustada no último domingo (08), mas a decisão foi revogada em caráter liminar concedida pelo Tribunal de Justiça na terça-feira (10), o que impediu o novo aumento. Nesse momento, na cidade paulista, movimentos sociais começam a se articular para realizar uma série de protestos na cidade.

Quanto a esse clima de incerteza em Maceió, Palmeira informou que consta no edital do sistema de integração do transporte público da cidade um valor máximo que não pode ser ultrapassado. Mesmo sem dizer ao certo qual seria, o valor tabelado evita que a passagem chegue a ser cobrada de forma abusiva. 

"No edital consta um valor que não pode ser ultrapassado. É um índice de inflação que não me lembro. Existe isso lá até para evitar problemas porque em alguns anos as empresas pediam um reajuste muito alto e lutávamos muito para evitar isso, mas agora há um teto. Isso nos dá mais tranquilidade, inclusive para as pessoas que utilizam o transporte público de Maceió", se justifica.

O valor atual é de R$ 3,15 e foi implatando ainda no dia 10 de janeiro de 2016. Com essa cobrança, Maceió se tornou a terceira capital do Nordeste com a maior tarfia de transporte urbano, perdendo apenas para Recife e Salvador.