Política
Deputado apresenta projeto que institui Dia Estadual de Luta pelo Semiárido
Inácio Loiola (PSB) ressaltou necessidade do debate permanente de enfrentamento e convivência com a seca
Sempre engajado na defesa do sertanejo e preocupado com a grave crise hídrica que assola o sertão alagoano, o deputado Inácio Loiola (PSB) apresentou projeto de lei que institui do Dia Estadual de Luta pelo Semiárido no calendário de eventos do Estado. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é promover a mobilização e a consciência da sociedade alagoana e dos governantes em geral para a necessidade do debate permanente de enfrentamento e convivência com a seca.
A data escolhida foi o dia 20 de agosto e não será considerada feriado. Segundo Loiola, Alagoas enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos. “Pretendemos com isso estabelecer políticas públicas perenes e sustentáveis em busca de soluções para os problemas decorrentes das sucessivas estiagens na região do semiárido do Nordeste, em particular, no Estado de Alagoas”, ressalta Inácio Loiola no projeto de lei.
Para fundamentar a proposta, Loiola apresentou dados da Fundação Joaquim Nabuco, indicando que o Nordeste brasileiro é detentor do maior volume de água represado em regiões semiáridas. “São 37 bilhões de metros cúbicos estocados em cerca de 70 mil represas. Contudo, as comunidades não têm acesso devido à ausência de política pública coerente de distribuição da água”, justifica o parlamentar.
Mais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
3Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
4Sertão de Alagoas
Pai de suspeito de feminicídio diz que dívida de R$ 1,5 mil teria motivado assassinato em Santana do Ipanema
-
5Nota de esclarecimento
Laudo aponta mais de 20 golpes de faca no corpo de mulher assassinada em Santana do Ipanema




