Política

Rodrigo Maia diz que candidatura à reeleição "está em construção"

Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que, até o fim de janeiro, decidirá se vai disputar a reeleição

Por G1 06/01/2017 17h09
Rodrigo Maia diz que candidatura à reeleição 'está em construção'
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou, na tarde desta sexta-feira (6), que sua candidatura à reeleição está em construção e que, até o fim de janeiro, vai decidir se disputará o pleito. A declaração dele aconteceu após um almoço realizado no Recife com a participação de 20 deputados federais da bancada de Pernambuco, além de parlamentares do Ceará, do Piauí e da Paraíba, e três ministros pernambucanos: Mendonça Filho, da Educação; Bruno Araújo, das Cidades; e Fernando Bezerra Filho, de Minas e Energia.

"Eu estou construindo minha possível candidatura. O que eu disse para os deputados é que a candidatura é uma construção. Eu estou tentando construí-la e acho que está caminhando bem, mas ainda não está na hora deu tomar a decisão definitiva. Até o final do mês, eu decido se disputo a eleição ou não", declarou Rodrigo Maia após o encontro.

Após o almoço, ele minimizou a polêmica em torno à sua candidatura à reeleição à presidência da Casa. "O problema aqui é político, e não jurídico. Onde está escrito na Constituição e no regimento da Casa que um presidente da Câmara que a presidiu por um período como mandato suplementar está vedado a disputar uma eleição?", questionou Maia, que, em dezembro do ano passado, também visitou o estado e jantou com o governador Paulo Câmara.

Rodrigo Maia se reúne no Recife com bancada pernambucana da Câmara dos Deputados (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O encontro, realizado em um restaurante de um empresarial no bairro do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana, foi organizado pelo líder do PSB na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar, que enviou 40 convites para parlamentares.

Declaradamente a favor da permanência de Maia na cadeira da presidência, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) já deu como certa a candidatura. "É importante ele conversar. Nós somos os eleitores dele. Acho que ele é favorito pelo trabalho que fez", ressaltou, descartando, em seguida, qualquer polêmica em torno da candidatura à reeleição. "Eu acho que está tranquilo, a não ser se o mandato fosse dele. Não é o caso. Ele está num mandato-tampão. Não foi uma eleição, ele cumpriu um resto de mandato", complementou o parlamentar pernambucano.

Porém, não só de apoiadores se fez a mesa do almoço. O deputado federal Silvio Costa (PT do B) contou que seu candidato é o deputado André Figueiredo (PDT). Entretanto, revelou que votará em Maia caso a eleição passe para segundo turno. "Rodrigo Maia sabe que eu voto em André Figueiredo. Agora, se, eventualmente, ocorrer segundo turno, o jogo está zerado. Então, é, evidentemente, que Rodrigo Maia passa a ser uma opção. Até porque eu tenho que reconhecer que ele está fazendo um bom mandato", afirmou.