Política

AMA e Sesau abrem pauta de 2017 para novos gestores

Prefeitos e secretários irão receber um guia com as principais informações sobre a saúde nos municípios de Alagoas

Por Assessorias / AMA e Sesau 06/01/2017 11h37
AMA e Sesau abrem pauta de 2017 para novos gestores
Reprodução - Foto: Assessoria

Para dar andamento às ações integradas no âmbito da gestão do SUS em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a AMA promovem um encontro com os novos gestores, nesta segunda-feira (9), no auditório da Associação. Durante a apresentação, prefeitos e secretários irão receber um guia com as principais informações sobre a saúde nos municípios de Alagoas e as ações que a Sesau vem desenvolvendo desde o início da atual gestão.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão anunciou a parceria porque entende que o assunto requer uma discussão mais ampla diante das inúmeras responsabilidades transferidas para os municípios, muitas sem contrapartida financeira.

"É uma oportunidade para dar boas-vindas aos novos prefeitos e secretários municipais de Saúde. Vamos entregar o guia, que vai oferecer a cada prefeito e secretário um conjunto de informações que consideramos como básicas e essenciais para compreender características específicas do SUS no município, garantindo o direito à saúde de todos os alagoanos", afirmou a secretária, Rozangela Wyszomirska.

Entre os indicadores que irão compor o guia informativo está o registro de nascimentos e óbitos, as doenças e agravos registrados nos municípios, os indicadores de vacinação. Os gestores municipais de saúde também irão saber como está articulada a Hemorrede e as equipes de atenção primária, de média e alta complexidade, da atenção materno-infantil, da vigilância sanitária e as ações da vigilância na saúde do trabalhador.

"Também iremos disponibilizar o Plano Estadual de Saúde, que foi proposto no início da gestão para o quadriênio 2016-2019, e onde consta todos os compromissos do governo para a saúde dos alagoanos e reflete as necessidades de saúde da população alagoana", disse Rozangela Wyszomirska.

Constam no guia que será entregue no evento informações sobre as unidades hospitalares geridas pela Sesau, dados como estão estruturadas as redes de atenção à saúde como a rede de Urgência e Emergência, a rede de Atenção Psicossocial e a rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.