Política

Prefeitos, vereadores, presidente do TCE e chefe do MPE são empossados hoje

Nas câmaras municipais, além da posse dos eleitos, há também as eleições das mesas diretoras

31/12/2016 08h22
Prefeitos, vereadores, presidente do TCE e chefe do MPE são empossados hoje
Reprodução - Foto: Assessoria

O primeiro dia de janeiro de 2017 será marcado pelas solenidades de posse, não apenas do Executivo, mas também do Judiciário. Os 102 prefeitos eleitos e vereadores que já foram diplomados, serão agora, empossados neste domingo. Em Maceió, a solenidade organizada pela Câmara de Vereadores acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas a partir das 17h. Logo após a posse, já se organiza a eleição para a presidência da Casa que tem como candidato único, até o fechamento desta edição, nesta sexta-feira (30), o vereador Kelmann Vieira (PSDB). Vieira presidiu a Casa nos últimos dois anos e é um dos aliados com mais força junto ao prefeito da capital. Vale salientar que os vereadores iniciam o ano com salários mais altos após aprovar o acréscimo na última sessão no final de dezembro.

A posse do prefeito Rui Palmeira (PSDB) só acontece após os vereadores serem empossados porque são eles que são responsáveis por empossar o prefeito.

Também tomará posse em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, o prefeito eleito Rogério Teófilo (PSDB), que venceu a corrida eleitoral após derrotar três candidatos, dentre eles, Ricardo Nezinho, deputado pelo PMDB.

Teófilo já adiantou que ao assumir a gestão municipal quer promover uma auditoria nas contas do município. Ele relata que a medida não é política, mas existe a necessidade de tomá-la para ter mais noções sobre as condições financeiras de Arapiraca.

Outro município importante para Alagoas é Marechal Deodoro, que após quase oito anos de Cristiano Matheus (PMDB) terá o prefeito eleito Cacau, do PSD, que inicia o seu mandato a partir deste domingo, 1°.

TCE terá primeira mulher presidente

No Tribunal de Contas do Estado (TCE), a conselheira Rosa Albuquerque assume a presidência da Corte. É a primeira vez que uma mulher assume o posto. De acordo com a assessoria do TCE, a assinatura do livro acontece em 1° de janeiro, no entanto, a posse festiva está agendada para 12 de janeiro. Rosa Albuquerque foi eleita para o cargo após um acordo com o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Otávio Lessa, que optou em não disputar novamente à presidência.

Gaspar se torna procurador-geral de Justiça

O Ministério Público Estadual também terá um novo procurador-geral de Justiça. Trata-se de Alfredo Gaspar de Mendonça que toma posse na próxima segunda-feira (2), no Centro de Convenções de Maceió às 17h. Nos primeiros meses da sua gestão, o novo procurador já adiantou que irá continuar fiscalizando e combatendo o mau uso dos recursos públicos, que vai unir forças para superar as dificuldades das necessidades básicas dos direitos e garantias da população.