Política

Michel Temer libera verba e recebe cobranças em Alagoas

Recursos para a construção de cisternas contemplam municípios alagoanos que sofrem com o fenômeno da seca

Por Tribuna Independente 28/12/2016 09h56
Michel Temer libera verba e recebe cobranças em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da República, Michel Temer (PMDB) esteve na terça-feira (27) em Alagoas para anunciar a liberação imediata de recursos na ordem de R$ 67 milhões para que o Governo de Alagoas invista em políticas públicas e consiga reduzir os efeitos drásticos da seca nos municípios do Agreste e Sertão.

Dados da Defesa Civil Estadual atualizados em setembro deste ano mostram 40 cidades em situação de emergência por causa da estiagem. Os recursos servirão para construir cisternas e microaçudes, estendendo o benefício a 32 municípios de Alagoas.

Temer evitou contatos próximos com a população que lotou as dependências do Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Boa parte dos presentes à solenidade era do interior do Estado e representava setores da agricultura e não ensaiavam qualquer palavra de protesto.

Aproveitou o período em que esteve à frente da plateia para falar dos recursos destinados aos estados e municípios por meio das multas repatriação e outras decisões que segundo o próprio Temer não precisam de propaganda.

Diante de secretários de Estado, ministros, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, representantes do Judiciário e diversos moradores dos municípios alagoanos, principalmente do interior, Michel Temer disse que espera chegar ao fim de seu mandato - conseguido por vias de impeachment -, que aguarda ser o “presidente dos nordestinos do País”.

“Eu tenho um sonho que é chegar ao fim do meu mandato, em 2018, e ser considerado o maior presidente nordestino deste País, embora eu seja de São Paulo”, discursou Temer.

Em tom de campanha eleitoral, o ministro da Integração Nacional também proferiu um discurso e assegurou que Michel Temer retorna a Alagoas ainda em janeiro para inaugurar o trecho 4 do Canal do Sertão e consequentemente autorizar as obras da etapa 5.

REPATRIAÇÃO

A estadia de Michel Temer contou ainda com duas cobranças de dois prefeitos alagoanos: Marcelo Beltrão (PRB), de Jequiá da Praia e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e Rui Palmeira (PSDB) reeleito para administrar Maceió por mais quatro anos.

Ambos bateram na mesma tecla para liberação dos recursos da repatriação antes de 30 de dezembro. Rui Palmeira foi mais objetivo no pedido, enquanto que o presidente da AMA apresentou argumentos sobre as condições financeiras das prefeituras.

“Talvez eu esteja aqui representando mais 5.500 prefeitos e mostrando a real necessidade de as prefeituras contarem com os valor da repatriação antes de 30 dezembro, que é feriado bancário. Os prefeitos precisam fechar as contas, pagar o funcionalismo e manter as responsabilidades junto aos órgãos de controle”, justificou Marcelo Beltrão.

O presidente da AMA pediu novamente a atenção de Michel Temer para sancionar o projeto que trata da lei do Imposto Sobre Serviços (ISS), permitindo às prefeituras receber maiores repasses sobre as taxas de cartões de crédito e planos de saúde, por exemplo.

Temer destacou, durante o seu discurso, que estados e municípios são contemplados com a repatriação devido às cobranças efetivadas pelos gestores estaduais e municipais.

“Quando externamos ao País os valores da repatriação, logo, os governadores foram até Brasília reivindicar que os recursos também fossem liberados para os estados. Também entendemos que o dinheiro precisa ir para os municípios”, afirmou Temer.