Política

Rui Palmeira é diplomado e anuncia mudanças no secretariado

Durante solenidade de diplomação, prefeito reeleito de Maceió falou sobre seus projetos no segundo mandato

Por Tribuna Independente 20/12/2016 08h35
Rui Palmeira é diplomado e anuncia mudanças no secretariado
Reprodução - Foto: Assessoria

O auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas foi o local onde o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o vice, Marcelo Palmeira (PP), e os 21 vereadores foram diplomados na tarde de segunda-feira (19).

Ainda na solenidade de posse, o prefeito reeleito já anunciou as mudanças no seu secretariado a partir de 2017. E a primeira delas será na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que terá à frente o vereador eleito, Ib Brêda (PR). O secretário Mac Lira vai assumir o Desenvolvimento Territorial, pasta que deve ser criada após aprovação do projeto na Câmara de Maceió e vai englobar a SMCCU e a Habitação.

“O Mac já é o secretário de Habitação, então ele continua com essa tarefa que é mais ampla. Saúde, Educação e Assistência Social continuam os atuais secretários”, informou.

De acordo com Rui, a reforma administrativa tem como objetivo dar mais celeridade aos processos de licenciamento e com isso conseguir um aumento da arrecadação municipal.

FINANÇAS

Com o congelamento dos gastos públicos, o prefeito de Maceió já está adotando as medidas de cortes e a primeira delas foi diminuir o número de secretarias e segundo ele, com isso haverá redução de custeio.

“O próximo ano será tão difícil quanto 2016, então temos que começar segurando a mão. Não dá para sair gastando porque certamente será um ano difícil”, analisou Rui.

Para enfrentar a crise, ele informou que tem buscado alternativas, como financiamentos, recursos federais a parcerias para continuar investido na cidade.

O prefeito Rui Palmeira já tem conversado com os vereadores eleitos pensando na composição de sua base governista dentro da Câmara Municipal.

“A gente tem buscado dialogar com os vereadores, com cada um deles buscando atender as demandas e a ideia é continuar resolvendo os problemas que são apresentados pelos vereadores”, pontuou.

MESA DIRETORA

O vereador Kelmann Vieira (PSDB) deve ser reeleito presidente da Câmara de vereadores, pelo menos é o que disse o prefeito reeleito Rui Palmeira.

“Está bem encaminhada a recondução de Kelmann, com relação as demais posições da Mesa eu não tenho acompanhado porque essa é uma questão interna da Câmara. Os vereadores estão se acertando sobre os demais cargos”, comentou.

Rui revelou que o presidente da Casa de Mário Guimarães tem um bom número de apoiadores que devem consolidar a sua reeleição.

Quanto ao líder do governo na Câmara, o prefeito disse que ainda deve conversar com o vereador reeleito Eduardo Canuto (PSDB) que assumiu esse papel na atual legislatura. Rui Palmeira já adiantou que a sua vontade é que ele continue na liderança dentro da Câmara de Vereadores.

“Eu tenho que conversar com Eduardo porque sei que é uma tarefa muito espinhosa. Ele tocou muito bem nos últimos quatro anos, se depender da minha vontade ele continua, mas tenho que ouví-lo para saber se ele tem interesse em continuar nessa missão que não é nada fácil. Se depender de mim, ele permanece”, falou.

Processo foi tranquilo, avalia Malta Marques

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques disse que a diplomação representa o fim do processo eleitoral e o primeiro passo dos eleitos no exercício do seu mandato conquistado nas eleições. “Esse é um ato importante, que nós temos que prestigiar e dar valor a esse ato”, comentou.

Na avaliação do vice-presidente as eleições de 2016 foi tranquila, sem ocorrência policial de grande mote, com o número de recursos que surpreendeu a corte eleitoral. “Nós esperámos que houvesse provocações maiores, mas foi um número muito pequeno”, afirmou.

(Foto: Adailson Calheiros)

José Carlos Malta Marques avaliou que as eleições foram tranquilas em todos os municípios de AL

Para Malta Marques, o resultado positivo é advindo pelo trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, bem como as novas regras já aplicadas nestas eleições.

“A inexistência de financiamento de campanha que facilitou muito porque houve um nivelamento dos candidatos em conjunto com o planejamento feito pela justiça eleitoral de Alagoas e acho que o resultado que nós obtivemos foi em decorrência desse trabalho. Estamos concluindo o processo na maior tranquilidade e nos melhores resultados”, falou.

LOBÃO

Durante a solenidade de diplomação, o vereador mais votado de Maceió, Lobão (PR) relembrou um pouco da sua trajetória política. “Eu já estive aqui para receber a diplomação como suplente e assumi o compromisso de adotar aquela suplência como mandato. Arregaçamos as mangas e conseguimos realizar as ações”.