Política

Cidade aguarda desfecho sobre prefeito eleito que comprou voto pelo whatsapp

Investigações, comandadas pelo promotor eleitoral Vinícius Ferreira Calheiros, tiveram início após denúncia de que Edson estaria comprando votos através de um aplicativo de troca de mensagens

14/12/2016 19h55
Cidade aguarda desfecho sobre prefeito eleito que comprou voto pelo whatsapp
Reprodução - Foto: Assessoria

A expectativa é grande em Santa Luzia do Norte, quanto ao prefeito eleito, Edson Mateus (PRB) e seu vice José Ailton do Nascimento. Na verdade, o destino político deles está nas mãos da juíza da 41ª Vara Eleitoral, Dra. Juliana Batistela, que deverá tomar uma posição antes da diplomação, agendada para esta sexta-feira. Por conta disso é que provavelmente nesta quinta-feira, mediante uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a magistrada dará um desfecho sobre o flagra de compra de votos durante a campanha, cujo crime está registrado no telefone do próprio Edson, com mensagens enviadas pelo whatsapp, tratando de compra de votos.

As investigações, comandadas pelo promotor eleitoral Vinícius Ferreira Calheiros, tiveram início após denúncia de que Edson estaria comprando votos através de um aplicativo de troca de mensagens. De posse das informações, o representante do MP/AL, requereu ao juízo daquela Comarca medidas cautelar, a fim de que os fatos denunciados fossem averiguados. E, após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, onde foram recolhidos um telefone celular e vários documentos, o promotor viu, de fato, fortes indícios de que a prática da corrupção eleitoral poderia mesmo estar ocorrendo.

Afirma o promotor Vinícius Ferreira Calheiros, que após a quebra do sigilo telefônico do acusado, em apenas uma consulta foram constatadas pelo menos 28 conversas indicativas de corrupção eleitoral. Dentre as coisas prometidas estavam empregos na Prefeitura, dinheiro em espécie, pagamentos de faturas de energia elétrica, passagens interestaduais e doação de materiais de construção, óculos, medicamentos e de vales para combustível. Ainda segundo o promotor, um resumo das conversas e os números dos telefones que estavam negociando voto com o candidato também foram acostados aos autos da ação.