Política

Morre o ex-governador do Maranhão João Castelo

Castelo apareceu em público pela último na votação do impeachment de Dilma Rousseff

11/12/2016 13h57
Morre o ex-governador do Maranhão João Castelo
Reprodução - Foto: Assessoria

O deputado federal João Castelo faleceu na manhã deste domingo (11), aos 79 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há mais de 30 dias em recuperação após a realização de um cirurgia de ponte de safena.

O ex?governador havia dado entrada no hospital paulista em 31 de outubro, após transferência de um hospital particular de São Luís. Durante a internação, Castelo foi submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio – ponte de safena – no dia 10 de novembro, ficando internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em coma induzido.

João Castelo cumpria seu quinto mandato de deputado federal, e sua última aparição como parlamentar foi durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT), na Câmara dos Deputados, quando justificou seu voto pelo impedimento da então presidente por respeito aos seus 44 anos na política.

Trajetória João Castelo Ribeiro Gonçalves nasceu em Caxias, em 19 de outubro de 1937. Foi presidente do Banco da Amazônia, deputado federal por dois mandatos, governador do Maranhão, senador, e novamente deputado federal por dois mandatos. Em 2008 foi eleito prefeito de São Luís. O cargo de deputado federal pelo Maranhão iria até 2018. Castelo era casado com Gardênia Ribeiro Gonçalves, com quem teve três filhos, incluindo a ex?deputada Gardênia Castelo.