Política

Decisão nacional manda JHC assumir comando do PSB em Alagoas

Publicação no Diário Oficial da União de segunda-feira (28) informa decisão

Por Tribuna Independente 29/11/2016 10h49
Decisão nacional manda JHC assumir comando do PSB em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

O Diário Oficial da União, edição de segunda-feira (28), trouxe uma decisão que coloca o deputado federal João Henrique Caldas - o JHC -, na presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas.

Desta forma, a atual presidente da sigla, a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born e toda a sua diretoria, não devem constar mais no comando do PSB.

Born, em entrevista à Tribuna Independente, classifica a decisão nacional do partido como um ato de destituição e “golpe”, já que toda a diretoria foi eleita como determina os preceitos partidários e democráticos.

“Foi tramado um golpe e uma traição contra a atual direção do partido em Alagoas. O PSB propôs ao deputado que respeitasse o mandato da atual direção que segue até 2017, no entanto nada disso foi respeitado”, lamenta Kátia Born.

Ainda ontem, pouco mais de 20 ou 30 filiados ao PSB em Alagoas adotaram uma medida de resistência e estão ocupando a sede da legenda, no Centro de Maceió, por tempo indeterminado.

Um dos diretores da comissão executiva do PSB, Geraldo Majella, também conversou com a reportagem da Tribuna e foi um pouco mais rude ao se posicionar contrário à decisão nacional.

“O JHC não tem quadros no partido. Essa decisão nacional tomada pelo presidente Carlos Siqueira só reflete como o partido quer funcionar, vislumbrando apenas a atração de um fundo partidário maior. O próprio JHC que tramou todo este golpe não tem legitimidade para assumir a presidência. Ele quer perseguir os filiados e cobrar apoios para a próxima eleição. Inclusive, já está pressionando vereadores e prefeitos”, criticou Majella.

Em um segundo momento, Majella afirmou que o atual grupo que pretende assumir o PSB por meio de um golpe tem postura semelhante a de mercenários.

“Haverá luta e resistência para que estes mercenários não tomem posse na presidência do partido. Quanto à decisão nacional, a direção jurídica do PSB está tomando as providências legais e vai recorrer. O momento atual não é de desunião e sim fortalecimento contra o golpe do JHC”, finalizou Majella.

A reportagem não conseguiu contato com o deputado federal JHC.