Política

Documentário sobre revolucionário Manoel Lisboa será lançado em Maceió

Evento acontece no dia 30 de novembro, às 19 horas, no Teatro Linda Mascarenhas, ao lado do CEPA

Por Assessoria 28/11/2016 17h23
Documentário sobre revolucionário Manoel Lisboa será lançado em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

No próximo dia 30 de novembro, às 19 horas, no Teatro Linda Mascarenhas, ao lado do CEPA, será lançado o documentário Manoel Lisboa: Herói da Resistência à Ditadura. O documentário é uma promoção do Centro Cultural Manoel Lisboa, entidade nacional que preserva a memória do revolucionário alagoano Manoel Lisboa e desenvolve ações em defesa dos direitos humanos, pela memória, verdade e justiça para todos os crimes promovidos pela Ditadura Militar.

O documentário foi dirigido pelo produtor e cineasta argentino Carlos Pronzato, que também dirigiu entre outros os documentários Carlos Marighella – Quem samba fica, quem não samba vai embora, Buscando a Allende e o mais recente  A escola toma partido.

O Documentário conta com o depoimento militantes históricos, como Edval Nunes Cajá, que é presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa, Amelinha Teles, que atua na Comissão de Familiares e Amigos de Desaparecidos pela Ditadura, Anacleto Julião, filho de Francisco Julião, fundador das Ligas Camponesas. O filme também conta com a participação de pessoas que conviveram com Manoel Lisboa e militantes do Partido Comunista Revolucionário, partido fundado por Manoel Lisboa em plena ditadura militar e que este ano completa 50 anos de fundação, além de historiadores e ativistas de diversos movimentos sociais.

O alagoano Manoel Lisboa, nasceu no dia 21 de fevereiro de 1944 e foi assassinado pela Ditadura Militar no dia 04 de setembro de 1973, após ser preso e barbaramente torturado pelo DOI-CODI, numa operação comandada pelo delegado Sergio Paranhos Fleury. Inicou sua vida política muito jovem, no Grêmio do Colégio Lyceu Alagoano, foi aprovado no curso de medicina na UFAL, porém por suas atividades políticas contra a Ditadura foi expulso da Universidade, tendo que passar a viver clandestinamente. Em 1966, junto com Valmir Costa, Amaro Luiz de Carvalho, Ricardo Zarattini e Selma Bandeira funda o Partido Comunista Revolucionário – PCR.

O documentário tem por objetivo resgatar a história desse revolucionário alagoano, que assim como outros grandes patriotas, deu sua vida pelo fim da Ditadura Militar, pela liberdade e o socialismo.

O que? Lançamento do Documentário Manoel Lisboa: Herói da Resistência à Ditadura

Onde: Teatro Linda Mascarenhas

Horário: 19 horas

Entrada Franca

Promoção: Centro Cultural Manoel Lisboa

Parceria: Partido Comunista Revolucionário, Unidade Popular pelo Socialismo.

(Imagem: Divulgação)