Política

Biu de Lira mostra-se favorável à vaquejada e diz que Congresso tem que legislar

Senador alagoano afirmou que caso não deve ser levado ao Supremo Tribunal Federal

23/11/2016 17h04
Biu de Lira mostra-se favorável à vaquejada e diz que Congresso tem que legislar
Reprodução - Foto: Assessoria

O senador alagoano Benedito de Lira (PP) defendeu a vaquejada durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2016 que reconhece a vaquejada como patrimônio cultural. Para o senador quem deve legislar sobre o caso é o Congresso Nacional e não o Supremo Tribunal Federal (STF). O STF declarou haver “crueldade intrínseca” contra os animais, proibindo a atividade no país.

“Se trata aqui do Nordeste brasileiro que é o que tem o maior contingente, tem pessoas que usam a vaquejada para sobreviver. É a forma de sobrevivência daquele que vai para aos campos de vaquejada. Então vamos encontrar outro caminho, qual é o caminho? O caminho é exatamente manter a atividade, senhor presidente”, disse Biu de Lira.

O senador comparou a questão da crueldade com animais com o consumo de carne animal que necessita abater o boi. “Então, nós temos que fazer o seguinte. Temos que agora partir para uma norma de proibir matar o boi, matar o animal. Matar o animal pra quê? Maior sofrimento do mundo do que matar o animal? Já viu? Machadada na cabeça, uma peixeira de doze polegadas sangrando. Quer dizer, isso pode ser feito, não é mau trato” pontou.

Benedito de Lira ressaltou a grande quantidade de empregos gerados pelos eventos. “Além dos 700 mil empregos que nós temos da atividade, esses diretos. E os empregos indiretos? Vai a muito mais. Três ou quatro vezes mais do que isso. Tem um homem do campo, no Nordeste, no Serrado, como disse o Caiado, que ele só sabe fazer aquilo”, declarou.

O alagoano defende que a atividade permaneça com decisão tomada pelo Congresso Nacional “O Congresso Nacional é que tem que legislar em cima disso. Me disse aí o querido amigo que eu respeito profundamente, o Anastasia, que quem vai decidir é o Supremo. Nada de Supremo! Quem vai decidir é o Congresso Nacional, que é pra isso que nós estamos aqui. Por essas razões, eu sou totalmente favorável e voto a favor da PEC”, encerrou o senador do PP.

Diante do impasse em torno do assunto, a CCJ aprovou requerimento de audiência pública, a ser realizada na terça-feira (29), às 14h30, para instruir a votação da proposta.

Confira o pronunciamento de Benedito de Lira: