Política

Rogério Teófilo anuncia auditoria em Arapiraca

Prefeio eleito quer conhecer a realidade da atual administração para colocar em prática um trabalho transparente

29/10/2016 10h15
Rogério Teófilo anuncia auditoria em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante toda a campanha eleitoral em Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) figurava nas pesquisas em terceiro lugar, porém, na reta final o sentimento de mudança ultrapassou os números divulgados pelo Instituto Paraná Pesquisas. Professor, ex-deputado federal, foi vice-prefeito do município na gestão de Luciano Barbosa (PMDB), Rogério toma posse no dia 1° de janeiro para administrar o município nos próximos quatro anos. E nesta entrevista à Tribuna Independente, Teófilo fala dos desafios e perspectivas para a segunda maior cidade do Estado.

Tribuna Independente - As pesquisas o apontavam na terceira coloca- ção na disputa à prefeitura. O sentimento de mudança foi maior para aquela virada na reta final?

Rogério Teófilo - Arapiraca tinha um pouco mais de 30% de indecisos, era o voto silencioso, e a gente tinha convicção nos debates, nas propostas, no programa de governo que iríamos, verdadeiramente, para a disputa. Acredito que o momento de mudança, o repensar na política brasileira e alagoana fez com que a sociedade arapiraquense optasse por uma nova maneira de gestão para. Não foi meramente votar no Rogério, foi votar num novo momento para a cidade de Arapiraca.

Tribuna Independente - O atual grupo político que administra Arapiraca deixa a gestão após quase 20 anos. Como o senhor espera encontrar a prefeitura a partir de 1º de janeiro?

Rogério Teófilo - Nós estamos no processo de transição. Na terça-feira (1°) de novembro, o decreto deve ser publicado e a comissão de transição será montada. Existe uma responsabilidade de entregar a prefeitura de acordo com a Lei de Responsabilidade Civil e de Responsabilidade Fiscal (LRF). Nós já nos reunimos com a atual gestão e a nossa ideia é fazer uma auditoria, a partir do dia 1º de janeiro, para encontrar a realidade da prefeitura. Não é procurando nada de A, B ou C do passado. O que queremos é diagnosticar a realidade da prefeitura e fazer um trabalho com transparência, verdade e com a participação social. O diagnóstico é que vai nos dar a realidade, nós queremos ter a verdade com documentos. De posse desse diagnóstico é que nós vamos ter um perfil para trabalhar o ano de 2017.

Tribuna Independente - O que deve ser prioridade nos primeiros atos de sua administração em Arapiraca?

Rogério Teófilo - Primeiro trabalhar com transparência, informando a imprensa, ao Tribunal de Contas todas as nossas atitudes. Eu tenho algumas ações já preparadas para a saúde e para o combate à violência em parceria com o Estado onde identificamos existir deficiência ainda durante o período de campanha. Vamos também melhorar a iluminação, colocar ponto de cultura e esporte na periferia, nos povoados. Vamos criar a guarda municipal e criar mais vagas de empregos no setor privado. Hoje nós somos um polo de conhecimento com mais de 50 de cursos de nível superior e a ideia é que a gestão pública seja o interlocutor entre o sonho da sociedade arapiraquense e a criação de emprego através desse parque industrial, do fortalecimento do comércio e do polo de conhecimento e de serviço.

Tribuna Independente - Arapiraca conseguiu uma projeção econômica muito grande nos últimos anos. Qual o planejamento de sua gestão para manter estes avanços?

Rogério Teófilo - Primeiro, os investimentos serão no conhecimento, que eu considero a transformação de uma cidade. Nós contamos hoje com duas universidades, uma estadual e uma federal, contamos com o Instituto Federal e o Sistema S, e agora estamos trazendo água, o gás, a energia e assim passamos para essa perspectiva de industrialização da cidade de Arapiraca. O ministro Maurício Quintella colocou que o aeroporto estava consolidado em Arapiraca. Arapiraca geograficamente está no centro, então a nossa responsabilidade como gestor é muito grande de criar essa perspectiva de emprego e consolidá- la.

Leia mais na versão impressa do Tribuna Independente deste final de semana