Política

Campus do Ifal em Maceió permanece ocupado durante o segundo turno

Em reunião, estudantes aceitaram mudança de local para não atrapalhar eleições

Por Tribuna Independente 28/10/2016 09h38
Campus do Ifal em Maceió permanece ocupado durante o segundo turno
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, esteve no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para conversar com os estudantes que ocupam a instituição de ensino para a desocupação do local, que é local de votação.

Em reunião com o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa e com os estudantes ficou acordado que eles permaneceriam no prédio, num local onde não atrapalhasse o andamento da votação. “A reunião foi super tranquila, não tivemos dificuldades, eles irão ficar afastado e a eleição acontece normalmente”, comemorou o presidente.

OCUPAÇÃO

Desde a última quarta-feira, estudantes ocupam o Ifal em protesto a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241 que determina o congelamento dos gastos do governo.

Por meio de nota, a instituição informou que as atividades estão suspensas até que haja novas definições.

Além do campus de Maceió, Satuba, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema, Murici, Piranhas,  e Arapiraca também foram ocupados pelos estudantes. Os protestos fazem parte de uma série de manifestações nacionais promovidas pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Em Alagoas, 16 unidades escolares - entre estaduais, municipais e federais -, estão ocupadas por estudantes. Na capital, apenas o Ifal que abriga seções eleitorais.

ELEIÇÃO

O segundo turno em Maceió vai acontecer no horário local, das 8 às 17hs, conforme informou o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.

Apesar desde o dia 16, parte do país ter adotado o horário de verão e adiantado seus relógios em uma hora, os Estados do Norte e do Nordeste optaram por não fazer mudanças no horário de votação, e mesmo com a diferença para o horário de Brasília, manterá o horário da votação igual ao do primeiro turno, seguindo a hora local.

Aproximadamente 580 mil eleitores devem votar neste domingo, 30 e escolher quem será o novo prefeito de Maceió. A disputa no segundo turno está entre o candidato tucano, Rui Palmeira (PSDB) que busca reeleição e o pemedebista, Cícero Almeida (PMDB) que já foi prefeito de Maceió por dois mandatos e agora que retornar ao comando da cidade.

LEI SECA

A restrição de venda de bebidas alcoólicas durante o 2º turno em Maceió, inicia as 6h do dia 30 e vai até às 18h.