Política

"Não podemos perder a fé na Justiça", diz Renan Calheiros em nota

Presidente do Senado elogia decisão de ministro sobre operação da Polícia Federal

Por G1 27/10/2016 16h26
'Não podemos perder a fé na Justiça', diz Renan Calheiros em nota
Reprodução - Foto: Assessoria

Em nota divulgada nesta quinta-feira (27), o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), "cumprimentou" o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela decisão de suspender a Operação Métis, que apura suposta tentativa de policiais do Senado de obstruir investigações de parlamentares na Operação Lava Jato.

Mais cedo, nesta quinta, Zavascki determinou a suspensão da Operação Métis. Ele também mandou transferir todo o processo relativo à operação da Justiça Federal do Distrito Federal para o STF. As decisões foram tomadas após Teori analisar pedido de um dos policiais presos na operação.

Na nota, Renan afirma que "não podemos perder a fé na Justiça e na democracia".

"A decisão do ministro Teori Zavascki é uma demonstração de que não podemos perder a fé na Justiça e na democracia e que o funcionamento harmônico das instituições é a única garantia do Estado Democrático de Direito", diz a nota de Renan.

O peemedebista criticou em diversas ocasiões a operação. Na opinião do presidente do Senado, o juiz federal Vallisney Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, invadiu competência do STF ao autorizar busca e apreensão no Senado.

Renan chegou a dizer que um "juizeco" de primeira instância não pode, a qualquer momento, "atentar contra um poder" da República. O peemedebista ingressou com ação no STF para que a Corte fixe os limites de atuação de magistrados no país.

As declarações de Renan foram criticadas por associações de magistrados. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, exigiu "respeito" ao Judiciário por parte do Legislativo e Executivo.

Decisão

Na decisão, o ministro Teori Zavascki afirmou que, diante de evidências de que houve usurpação de competência por parte do juiz, foi necessário conceder a liminar para suspender a investigação e determinar a remessa do processo ao STF.

"Diante da relevância dos fundamentos da reclamação, é de se deferir medida liminar para que esta Suprema Corte, tendo à sua disposição o inteiro teor das investigações promovidas, possa, no exercício do mandamento constitucional, decidir acerca da usurpação ou não de sua competência, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados."

O ministro afirmou na decisão que ficou demonstrada que a intenção da Operação Métis era investigar parlamentares, o que só pode ser feito com o aval do Supremo.

Para Teori Zavascki, o fato de a operação ter ocorrido nas dependências do Congresso é "a mais concreta probabilidade" de violação da competência do Supremo.

Nota

Leia a nota divulgada por Renan Calheiros:

"O Presidente do Congresso Nacional cumprimentou o Supremo Tribunal Federal pela decisão acerca da operação Métis. Segundo o Presidente, “a decisão do Ministro Teori Zavascki é uma demonstração de que não podemos perder a fé na Justiça e na Democracia e que o funcionamento harmônico das instituições é a única garantia do Estado Democrático de Direito”.

Assessoria de Imprensa".