Política

Pesquisa mantém Rui Palmeira na liderança de disputa pela prefeitura de Maceió

Três cenários de institutos diferentes apontam para vitória do atual prefeito

Por Tribuna Independente 18/10/2016 10h14
Pesquisa mantém Rui Palmeira na liderança de disputa pela prefeitura de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O segundo turno em Maceió entre Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) já conta com três pesquisas divulgadas. Em todas elas, Rui segue firme em busca reeleição.

O último resultado foi apresentado ontem pela TV Gazeta após um estudo realizado pelo Ibope entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Neste cenário, Rui Palmeira figura com 56% dos votos, enquanto Cícero Almeida tem 28%. Brancos e nulos representam 13%, segundo a amostragem. Não souberam ou não quiseram responder, 3%

O Ibope também divulgou o resultado com a estimativa de votos válidos, sem considerar os votos brancos e nulos. Desta forma, o resultado foi este: Rui Palmeira aparece com 67% e Cícero Almeida, 33%.

A pesquisa de ontem foi solicitada pela Organização Arnon de Mello (OAM) e tem 95% de confiança. O estudo está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o número AL-04054/2016.

GAPE

No último final de semana, o Gazeta Pesquisa (GAPE) publicou, a pedido da TV Mar, que Rui Palmeira teria 56% das intenções de votos. Já Cícero Almeida possuía 44%. Considerando os votos totais, Rui aparece com 47% e Almeida, 37%.

PARANÁ

De acordo com o Paraná Pesquisas, em 12 de outubro, o prefeito Rui Palmeira teria a preferência do eleitorado da capital para comandar a prefeitura nos próximos quatro anos. Rui tem 54.8% das intenções de voto.

Já o candidato Cícero Almeida aparece com 25.1% dos votos, segundo a coleta de opiniões dos eleitores.

A Paraná Pesquisas também divulgou o resultado no que diz respeito aos votos válidos. Desta forma, o prefeito Rui Palmeira seria reeleito com 65,4% dos votos, enquanto que Cícero Almeida tem a preferência de 34,6%.

O quesito rejeição também foi avaliado pelo instituto a pedido do Pajuçara Sistema de Comunicação. Neste cenário, a situação se inverte e Cícero Almeida aparece com 55,2%. Rui Palmeira tem a repulsa de 30,9% do eleitorado de Maceió. Todas as pesquisas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral.