Polícia
PF combate tráfico internacional de pessoas e trabalho escravo no exterior
Operação Eleutheria cumpre três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além de medidas cautelares
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a Operação Eleutheria, com o objetivo de reprimir organização criminosa de caráter transnacional voltada ao tráfico internacional de pessoas, com envio de brasileiros ao Reino do Camboja, onde seriam submetidos a condições análogas à escravidão e à exploração em fraudes eletrônicas.
A ação busca cumprir três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além de medidas cautelares diversas da prisão, expedidos pela Justiça Federal de Alagoas, com o objetivo de interromper a atividade criminosa, de coletar provas e de identificar outros envolvidos.
As investigações identificaram que brasileiros eram aliciados mediante falsas promessas de emprego no exterior, sendo posteriormente submetidos - já no país asiático - à retenção de passaporte, à restrição de liberdade, à vigilância armada, à coação psicológica e à imposição de dívidas fraudulentas como forma de controle. Há indícios de que os brasileiros eram forçados a praticar golpes eletrônicos contra vítimas no Brasil.
A organização criminosa, segundo as investigações, seria liderada por estrangeiro com o apoio de recrutadores brasileiros. Diversas vítimas brasileiras foram identificadas, algumas das quais ainda se encontram no exterior em situação de vulnerabilidade. Providências junto a órgãos competentes foram adotadas para identificar a localização e para viabilizar eventual repatriação.
Mais lidas
-
1Planos de governo
Esporte: conheça as propostas de Flávio Bolsonaro e Lula para a área
-
2O retorno de um ícone do horror
Quem é o pai de Jason Voorhees? Elias Wittering muda a origem do assassino em Crystal Lake
-
3Viagem promocional
Governo de Alagoas promove famtour com agentes de viagens do Leste Europeu no Sertão alagoano
-
4Até 25 de outubro
BRK está com vagas abertas para diferentes áreas na Região Metropolitana de Maceió
-
5Copa Sul-Americana
Órgão Especial do TJ/RJ confirma Vasco x Boca Juniors no Maracanã




