Polícia
Após pichações nazistas e ameaça de massacre, adolescente é apreendido em escola de Penedo
Jovem foi flagrado com faca, martelo, luvas e desenhos com simbologia da ideologia opressiva na última sexta
Um adolescente foi apreendido sob suspeita de envolvimento em ameaças de massacre e pichação de símbolos nazistas na Escola Estadual Professor João Valeriano de Oliveira, localizada em Penedo, no Baixo São Francisco. Ele foi flagrado com faca, martelo, luvas e desenhos com simbologia nazista na última sexta-feira (8), mas o caso só foi divulgado pela Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) nesse terça-feira (12).
A PC/AL informou que não foram identificadas outras pessoas envolvidas no planejamento ou execução das ações após análise dos dispositivos eletrônicos do jovem. Conforme o órgão, ele agiu sozinho. Segundo o delegado Rômulo Andrade, como um "lobo solitário".
A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) foi acionada para a ocorrência na sexta-feira. No local, testemunhas informaram aos militares que o menor vinha intimidando professores e funcionários da escola desde a quarta-feira (6). Ele teria enviado mensagens com ameaças de massacre, que foram escritas nos banheiros da instituição, instaurando um clima de medo e tensão entre os servidores.
O suspeito foi abordado na presença de seus pais e representantes escolares. Durante a inspeção, foram encontrados na mochila do adolescente uma faca, um martelo, uma balaclava, luvas e desenhos com referências a simbologia nazista.
Diante da situação, o jovem foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo, acompanhado pelos responsáveis e por membros da direção da escola. No local, foi realizado o Auto de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional. O menor permanece sob custódia e será transferido para uma unidade de internação para menores em Maceió.
Após o episódio, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) esteve na unidade e solicitou, com urgência, a substituição do vigia da unidade, que se encontra afastado devido a um procedimento cirúrgico.
Já a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou uma nota informando que equipes psicossociais do programa Coração de Estudante estão atuando na unidade para oferecer apoio à comunidade escolar. A instituição também assegurou que está mantendo um monitoramento reforçado da segurança no local e que as aulas prosseguem normalmente.
Veja a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a direção da Escola Estadual Professor João Valeriano de Oliveira, em Penedo, esclarecem que na última quarta-feira (6), a gestão escolar identificou pichações com conteúdos de apologia ao nazismo e ameaças de massacre no banheiro da unidade. Diante da gravidade, a escola acionou imediatamente os protocolos de segurança e monitoramento, o que resultou na apreensão de armas brancas, luvas, capuz e dispositivos com conteúdo terrorista em posse de um estudante.
O aluno foi conduzido pela direção e pelos pais à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos legais. O adolescente permanece sob custódia e à disposição das autoridades judiciárias.
A Sedu e a diretoria da Escola informam também que a situação foi contida preventivamente, sem qualquer agressão física a alunos ou servidores. Equipes psicossociais do programa Coração de Estudante estão na escola para acolher a comunidade e reforçar a cultura de paz. A segurança na unidade segue monitorada e as aulas mantidas sob vigilância.”
Mais lidas
-
1Dia das Mães
Mães internadas na maternidade do Hospital da Cidade recebem homenagem especial
-
2Germânia Wênia
Professora morre em acidente na BR-316 em Palmeira dos Índios
-
3Manhã de sábado
Homem é preso por homicídio com golpe de faca no Jacintinho
-
4Candidato
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
-
5Áreas de risco
Maceió entra em alerta para deslizamentos após volume de chuva atingir 113 mm em 24 horas



