Polícia

Criminosos tentam apagar mensagens durante prisão em operação interestadual

Polícia Civil de Alagoas e Pernambuco prende membros de organização criminosa com ramificações em vários estados

Por Tribuna Hoje 13/03/2026 14h23
Criminosos tentam apagar mensagens durante prisão em operação interestadual
A ação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2022 e revelou detalhes do funcionamento interestadual da organização criminosa - Foto: Ascom PC/AL

Durante a Operação Teia, realizada nesta sexta-feira (13), dois criminosos de carreira tentaram apagar mensagens de seus celulares no momento em que eram localizados e presos pela Polícia Civil de Alagoas (PCAL), em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).

A ação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2022 e revelou detalhes do funcionamento interestadual da organização criminosa. Os suspeitos, com histórico de homicídios, tráfico de drogas e roubos a bancos, estavam sendo monitorados pelas autoridades desde novembro do ano passado.

A tentativa de apagar os conteúdos digitais ocorreu justamente durante o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Penedo e Coruripe, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/PCAL). Apesar da ação dos suspeitos, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e contratos, que podem gerar novos desdobramentos na investigação.

A delegada Bárbara Porto ressaltou que a operação evidencia a articulação interestadual do grupo, cuja base ficava em Pernambuco, mas com ramificações em diversos estados, incluindo Alagoas.

O delegado Douglas Rocha destacou que a operação exigiu monitoramento detalhado e deslocamentos estratégicos. “Embora a criminalidade não tenha fronteiras, a cooperação entre polícias estaduais permite localizar e prender criminosos de alta periculosidade”, afirmou.

A investigação continua em andamento, com o objetivo de identificar outros integrantes da organização e aprofundar os vínculos entre os crimes cometidos em diferentes estados.