Polícia

PM/AL combate o tráfico e apreende drogas em Arapiraca e Girau do Ponciano

Nos quatro casos, autores e materiais foram encaminhados à Central de Polícia de Arapiraca para a adoção dos procedimentos cabíveis

Por Ascom PM/AL 22/02/2026 13h00
PM/AL combate o tráfico e apreende drogas em Arapiraca e Girau do Ponciano
Material apreendido em uma das ações - Foto: Ascom PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), em diversas ações operacionais do 3º Batalhão de Polícia Militar, retirou de circulação entorpecentes e outros materiais ilícitos ao longo da sexta-feira (20), nos municípios de Arapiraca e Girau do Ponciano. Nos quatro casos, autores e materiais foram encaminhados à Central de Polícia de Arapiraca para a adoção dos procedimentos cabíveis.

Esses números completam o balanço semanal da PM, que contabilizou 40 armas de fogo e 16,855 kg de drogas retirados das ruas. Um dos flagrantes foi registrado pela manhã, por volta das 9h30, no bairro Brasília, em Arapiraca. Dois homens, com idades de 20 e 28 anos, foram presos. Com eles, foram apreendidos 580 g de maconha e 8 g de cocaína.

As guarnições de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Canil atuaram nesta primeira ocorrência. As equipes foram acionadas por moradores, que relataram forte odor de maconha e intenso fluxo de pessoas no apartamento desde que dois homens, desconhecidos da vizinhança, se mudaram para o imóvel, há poucos dias.

No endereço indicado, um homem com as mesmas características da denúncia foi localizado. Com ele, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, os policiais visualizaram o momento em que o suspeito, ao perceber a aproximação da guarnição, arremessou uma sacola no telhado do imóvel.

O material foi recolhido e continha entorpecentes. O homem afirmou que a droga pertencia ao morador com quem dividia a residência. Já no interior do apartamento, o

segundo indivíduo negou ser o proprietário da substância. Como os dois negavam a posse e passaram a atribuir a responsabilidade um ao outro, ambos foram conduzidos à Polícia Civil. Como resistiram à ação policial, foi necessário o uso da força e o emprego de algemas.

Mais drogas e uma arma de fogo foram apreendidas com um menor de 17 anos, no bairro Batingas: 300 g de maconha, 450 g de crack, 500 g de cocaína, R$ 90 em espécie e um revólver calibre 38 com seis munições intactas. O Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) do 3º BPM abordou o suspeito após denúncia de que um indivíduo, com as mesmas características, estaria realizando entregas de drogas na região.

Com ele, foi encontrada uma pequena quantidade de crack e dinheiro no bolso. O adolescente indicou onde residia, em um imóvel ao lado do local da abordagem. Com a devida autorização, durante as buscas na residência, os policiais localizaram o restante do material, distribuído entre dois quartos.

Horas antes, outro menor foi apreendido no bairro Manoel Teles, em Arapiraca, por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. O fato ocorreu por volta das 10h15, na Rua Agostinho Severino dos Santos. Com o adolescente, de 16 anos, os policiais encontraram 280 g de maconha.

Após denúncia anônima, guarnições do Canil e da Rocam do 3º BPM interceptaram um veículo Fiat Siena, de cor branca, no qual duas pessoas teriam embarcado portando uma bolsa possivelmente contendo entorpecentes. Durante o acompanhamento ao automóvel suspeito, os policiais visualizaram o momento em que dois indivíduos desembarcaram e entraram apressadamente em um imóvel, levando a sacola consigo.

Um dos suspeitos, o menor, arremessou a bolsa para a residência vizinha. Em seguida, os militares realizaram a abordagem e localizaram o objeto, confirmando tratar-se de material ilícito. O segundo envolvido conseguiu se evadir, tomando destino ignorado, e o primeiro foi encaminhado à Central.

Por volta das 17h30 do mesmo dia, o 3º BPM apreendeu mais 260 g de maconha, 8 g de crack e 12 g de cocaína, além de uma balança de precisão e material para embalagem. Durante ação na zona rural de Girau do Ponciano, a Rocam, com apoio do Canil do 3º BPM, prendeu um indivíduo do sexo masculino, de 30 anos.

Um homem que estava na calçada levantou-se bruscamente e correu para uma residência abandonada ao observar as viaturas que se aproximavam durante patrulhamento. Diante da atitude suspeita, ele foi alcançado e abordado. No bolso, havia pedrinhas de crack e porções de maconha embaladas individualmente. Em um canto, junto à porta, uma mochila infantil escondia mais um pedaço de maconha, uma trouxa plástica contendo cocaína e uma balança de precisão.