Polícia
PM/AL apreende 40 armas e quase 17 kg de drogas em uma semana
Balanço foi feito com base nos dados contabilizados pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM de 15 a 21 de fevereiro
Entre os dias 15 e 21 de fevereiro, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) contabilizou números significativos em ações de combate ao crime. Destaque para 40 armas de fogo retiradas de circulação e quase 17 quilos de drogas apreendidos.
O balanço foi feito com base nos dados contabilizados pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM (2ª Seção do Estado-Maior Geral) a partir da Central de Atendimento e Despacho (CAD), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) entre o último domingo e este sábado.
Entre as 40 armas estão 18 revólveres, 16 espingardas, quatro pistolas e duas garruchas. Quanto aos entorpecentes, foram apreendidos exatos 16,855 kg de drogas, entre maconha (14,411 kg), cocaína (1,879 kg), crack (0,516 kg), drogas sintéticas (0,036 kg) e haxixe (0,013 kg).
O relatório destacou também a confecção de 237 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), por ocorrências de naturezas diversas. A cidade de Arapiraca registrou o maior número de lavraturas, com 48 TCOs; seguida de Maceió, com 15, e Palmeira dos Índios (14). Os demais, foram distribuídos entre outros municípios.

Armas de fogo
Três ações realizadas em cidades do interior do estado nesta sexta-feira (20) contribuíram para este saldo semanal. Em uma das ocorrências, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu uma espingarda calibre 12 com sete munições, na noite de sexta-feira (20). Por volta das 21h30, as guarnições foram até um sítio, na zona rural de Arapiraca, onde um homem de 30 anos foi preso.
Uma denúncia informou sobre uma confusão entre vizinhos na localidade e que um deles estaria armado ameaçando pessoas. No endereço indicado, as equipes perceberam o homem com as características indicadas. Ao notar a proximidade dos PMs, o homem dispensou um objeto e tentou fugir em meio à vegetação, mas foi alcançado.
Como ele resistia à ação policial, foi necessário empregar a força para contê-lo. Havia quatro munições em seu bolso e ele revelou que o objeto que tinha abandonado era uma arma de fogo. Nas buscas no perímetro, além da espingarda, os policiais encontraram mais três munições intactas. Ele alegou usar arma na sua atividade como caseiro em uma fazenda na região. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Central de Polícia Civil.
Um revólver calibre 38 com 12 munições foi apreendido pelo 7º Batalhão na cidade sertaneja de Senador Rui Palmeira perto das 23h de sexta-feira. Além do armamento, os policiais recolheram 150g de cocaína e uma balança de precisão e um homem foi preso.

O Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) foi acionado para averiguar uma denúncia de disparos de arma de fogo, no bairro Cohab, local onde a disputa pelo controle do tráfico tem sido recorrente. O proprietário da residência recebeu a equipe e relatou que seu genro, que estava no interior da casa, teria sido vítima de tentativa de homicídio, mas não sabia informar detalhes.
Mediante autorização, a equipe realizou busca domiciliar. Apesar de ter negado inicialmente, o proprietário, quando novamente questionado, afirmou que havia uma arma na casa, mas que, ao perceber a chegada da viatura teria, escondido o armamento no guarda-roupas. Na busca, o revólver foi localizado. O restante do material estava escondido em uma sacola que pertencia ao genro. Diante do flagrante delito, o caso foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade para adoção dos procedimentos cabíveis, mas antes os dois foram examinados no hospital do município de Santana do Ipanema.
Uma terceira arma foi apreendida pelo 9º BPM durante a tarde na cidade de Olho d'Água do Casado. Trata-se de uma espingarda artesanal do tipo conhecido como soca-tempero. Um homem de 42 anos foi preso.

Populares se dirigiram à guarnição que seguia em patrulhamento para denunciar um suposto disparo de arma de fogo ocorrido na mesma tarde em um sítio na zona rural da cidade. Os policiais foram até o local e identificaram o suspeito, que apresentava sinais visíveis de embriaguez e confessou ter efetuado um disparo acidentalmente. Ele entregou a arma e foi conduzido inicialmente ao Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS) e, posteriormente, ao Cisp local, onde foi apresentado à Polícia Civil.
Mais lidas
-
1De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
2proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
3Litoral Norte
Criança de 4 anos morre afogada em piscina de residência em Tabuba
-
4Luto na política
Morre Edlúcio Donato, presidente do Podemos em Maceió
-
5Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega



