Polícia

Lei Seca registra 96 casos de alcoolemia e 20 prisões no carnaval em AL

Por Tribuna Hoje 17/02/2026 13h13 - Atualizado em 17/02/2026 14h23
Lei Seca registra 96 casos de alcoolemia e 20 prisões no carnaval em AL
Operação Lei Seca realizou bloqueios e abordagens em diferentes pontos de Alagoas durante o carnaval - Foto: Edilson Omena/Arquivo


O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) divulgou o balanço parcial da Operação Lei Seca realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro, período que compreende os primeiros dias do carnaval. Ao todo, foram realizadas 14 ações de fiscalização, com bloqueios parciais e abordagens volantes em diferentes pontos do estado.

Durante as operações, 1.320 testes de alcoolemia foram aplicados e 1.272 veículos abordados. O número total de infrações registradas chegou a 333. Entre os casos relacionados ao consumo de álcool, foram contabilizadas 96 ocorrências: 57 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro, 19 foram enquadrados por alcoolemia administrativa e 20 acabaram presos em flagrante por dirigir sob efeito de álcool.

O levantamento também identificou outras irregularidades. Ao todo, 57 condutores inabilitados foram flagrados dirigindo, 51 veículos estavam com licenciamento em atraso e 43 acabaram removidos durante as fiscalizações.

De acordo com o chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran/AL, Sérgio Oliveira, o volume de ocorrências está diretamente ligado ao aumento da capacidade de fiscalização. Segundo ele, a operação contou com mais equipamentos, equipes especializadas e apoio de outros órgãos, o que ampliou o número de abordagens e de prisões em flagrante.

A operação segue em andamento, já que o carnaval ainda não foi encerrado. A expectativa do Detran é manter as ações nos próximos dias, incluindo o período de retorno do feriadão, com o objetivo de reduzir sinistros de trânsito, mortes e sequelas graves nas vias alagoanas.