Polícia
PF prende suspeito de abuso sexual infantil em operação contra crimes virtuais
Homem foi detido no Maranhão após investigação apontar aliciamento de criança de Alagoas por meio de perfil falso em rede social
A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (4), no estado do Maranhão, um homem suspeito de envolvimento em crime de abuso sexual contra uma criança residente em Alagoas. A ação faz parte da operação “Identidade Oculta”, voltada ao enfrentamento da exploração sexual infantil praticada pela internet, especialmente por meio do uso de perfis falsos em redes sociais.
Segundo a PF, o investigado teria criado ao menos um perfil falso, se passando por adolescente, com o objetivo de se aproximar de crianças e adolescentes, principalmente meninas. Uma das vítimas identificadas teria sido induzida a produzir e enviar imagens e vídeos íntimos, sem saber que estava interagindo com um adulto.
Esse tipo de crime é conhecido como “grooming”, prática em que abusadores constroem uma relação de confiança com menores de idade para, posteriormente, explorá-los sexualmente. Após o envio do material, há casos em que os criminosos recorrem a ameaças, como a divulgação das imagens ou a exposição de familiares, para continuar controlando as vítimas.
Durante a operação, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, sendo um no Maranhão e outro em São Paulo, além do mandado de prisão preventiva contra o suspeito. Nos locais alvos da ação, foram apreendidos aparelhos celulares, que passarão por perícia técnica para confirmar o uso das contas falsas e verificar a existência de outras possíveis vítimas.
Com informações da PF
Mais lidas
-
1Imprensa
FAF e cronistas esportivos unem forças para valorizar o futebol alagoano
-
2Saúde
Volta às aulas exige cuidado dos pais com a saúde dos filhos
-
3Imunização
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
-
4Parte alta
Sílvio Camelo sugere novas datas de vacinação contra meningite em Maceió após alta procura e calor intenso
-
5Flexeiras
Operação termina com três mortos após confronto em AL



