Polícia

Líder de facção criminosa em AL procurado em todo país é preso

Por Assessoria PC/AL 15/01/2026 09h32 - Atualizado em 15/01/2026 09h37
Líder de facção criminosa em AL procurado em todo país é preso
Givaldo Barbosa de França (Quinzinho) estava na lista do Ministério da Justiça, entre os criminosos mais procurados do país - Foto: PC/AL


A Polícia Civil de Alagoas (PCAL), por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), confirmou a prisão de Givaldo Barbosa de França, conhecido como “Quinzinho”, apontado como um dos criminosos mais perigosos em atuação em Alagoas e uma das principais lideranças de facção criminosa no estado.

A prisão ocorreu no estado do Paraná, resultado de um trabalho de inteligência e investigação coordenado pelo delegado Thales Araújo, diretor da Dinpol.


O preso figurava entre os mais procurados da Justiça alagoana, com condenações definitivas que ultrapassam 40 anos de reclusão. Em razão de sua relevância criminal, sua imagem foi divulgada nacionalmente pelo Ministério da Justiça.

Após o recambiamento, o preso foi transferido para o estado de Alagoas e conduzido com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) para a Central de Flagrantes, onde estão sendo realizados os procedimentos policiais cabíveis.

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, destacou a importância da colaboração da população, por meio das denúncias. "Foi a partir dessas informações que conseguimos localizar o suspeito em Santa Catarina e efetuar a prisão em uma ação integrada com a polícia daquele estado, com o apoio fundamental do serviço de inteligência da Rotam”, disse.

A Segurança Pública continua na busca dos outros sete procurados da lista, que são José Emerson da Silva (Nem Catenga/Jovem/Abençoado), Kayo Nascimento de Magalhães (Rafinha/99), Wilton Ramos da Silva (Lucerna), Marcos Pedro da Silva Monteiro (Serofinho), José Mariano dos Santos (Rato) e Wilson Marques de Albuquerque (Zé Dirceu/Alex). As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, com sigilo garantido.