Polícia
Estado avança para compra de câmeras corporais da PM/AL
O Governo de Alagoas iniciou a cotação de preços para a compra de câmeras corporais para as forças de segurança estaduais.
Segundo registros do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o projeto utiliza um investimento de R$ 9,7 milhões enviado ao estado em março de 2025, como parte do Projeto Nacional de Câmeras Corporais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O aviso de cotação AMGESP nº 254/2025, publicado ontem, marca o início da fase de contratação da solução tecnológica. O estado de Alagoas foi um dos nove entes federativos selecionados pelo Governo Federal por cumprir diretrizes técnicas de armazenamento de imagens e protocolos de uso da força estabelecidos nacionalmente.
Para o morador da região de Maceió e de Arapiraca, cidades que serão prioritárias nesta primeira fase, a medida representa um reforço na fiscalização de ocorrências e na produção de evidências criminais. Os equipamentos serão utilizados inicialmente por unidades operacionais da Polícia Militar em municípios com mais de 100 mil habitantes, conforme critérios do Censo 2022.
COMO FUNCIONA
As câmeras portáteis são acopladas aos uniformes dos policiais militares e gravam automaticamente todas as atividades policiais durante o turno de serviço.
Ou seja, todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público são registradas independentemente da ação do policial. Os dados são transmitidos em tempo real por meio de live streaming ou armazenados na nuvem para acesso remoto das autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário.
Mais lidas
-
1Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
2Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
3Planejamento
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica
-
4Atração
Praia do Toque e suas piscinas naturais
-
5Fenômeno de audiência
'The Rookie' estreia 7ª temporada na Netflix; saiba o que esperar



