Polícia

Polícia Federal deflagra Operação 'Bad Trip' contra tráfico internacional de drogas

Ação ocorreu simultaneamente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Por Tribuna Hoje com Ascom PF/AL 16/12/2025 17h31 - Atualizado em 16/12/2025 18h43
Polícia Federal deflagra Operação 'Bad Trip' contra tráfico internacional de drogas
Sede da Polícia Federal (PF) em Alagoas - Foto: Sandro Lima / Arquivo

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (16) a Operação Bad Trip, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas pelo modal aéreo. A ação ocorreu simultaneamente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte, envolvendo o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, além de outras medidas cautelares.

As ordens judiciais em Alagoas foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal. A investigação teve início após flagrantes em aeroportos brasileiros, quando passageiros foram surpreendidos transportando garrafas de rum impregnadas com cocaína.

Segundo a PF, uma das principais bases do grupo criminoso estava localizada em Arapiraca (AL). Jovens eram aliciados para atuar como “mulas” no trajeto Bolívia-Brasil-Europa, levando bebidas adulteradas com a droga. Os transportadores recebiam instruções detalhadas para despistar autoridades, incluindo o uso de histórias de cobertura e disfarces.

O inquérito também identificou uma movimentação financeira atípica, incompatível com a renda dos investigados, levantando indícios de lavagem de dinheiro. Além disso, o modus operandi da organização criminosa envolvia ameaças de morte contra pessoas que pudessem colaborar com as autoridades.

Com a operação, a Polícia Federal busca enfraquecer a estrutura logística e financeira do grupo, que vinha atuando de forma reiterada no tráfico internacional de entorpecentes.

Quer que eu prepare esse texto em um estilo mais noticioso e objetivo, como seria publicado em um portal de notícias, ou prefere que eu dê um tom mais investigativo e narrativo, como em uma reportagem especial?