Polícia

Perito criminal de AL é candidato à Diretoria Internacional de Investigação de Explosivos

Se escolhido, integrante da Polícia Científica irá representar 46 países da sétima região da IABTI, uma das principais entidades mundiais em especialistas de explosivos

Por Polícia Científica 01/12/2025 15h30
Perito criminal de AL é candidato à Diretoria Internacional de Investigação de Explosivos
Perito criminal Gerard Deokaran - Foto: Aarão José

A Polícia Científica de Alagoas acaba de ganhar destaque no cenário internacional. O perito criminal Gerard Deokaran concorre ao cargo de Diretor Voluntário da Comunidade Internacional da Região 7 da International Association of Bomb Technicians and Investigators (IABTI), uma das principais organizações mundiais dedicadas à investigação e desativação de artefatos explosivos.

A Região 7 da IABTI reúne especialistas de 46 países, formando uma das maiores redes de troca de conhecimento técnico e cooperação internacional no enfrentamento a ameaças envolvendo artefatos explosivos.

Entre os países que integram a região estão Suíça, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Israel, Kwait, Jordânia, Cingapura, Filipinas, Peru, Brasil, Trinidad e Tobago, México dentre outros, reforçando o caráter amplo e multicultural da atuação do grupo.

“O posto de diretor é totalmente voluntário, mas carregado de responsabilidade: o representante atua como ponte entre profissionais de diversos países, contribuindo para o planejamento de treinamentos, atualização de protocolos e fortalecimento das ações de segurança”, afirmou Gerard.

Lotado no Instituto de Criminalística do Agreste (ICA), Gerard Deokaran, que integra o Programa Coruja, da SSP, atua em pericias de crimes de morte violenta, acidentes de tráfego, crimes contra patrimônio, incêndios e explosões. Especialista em perícias de explosões e em análise química de explosivos e de resíduos de pós explosão, o candidato alagoano é instrutor e palestrante na área de perícias de explosões.

Gerard também participa de uma importante pesquisa do Laboratório de Eletroquímica, Polímeros e Ciências Forenses (LEPFor) sobre sensores de explosivos na Universidade Federal de Alagoas. Ele recentemente se destacou como organizador do livro “Locais de Crime com Explosivos - Uma metodologia Forense Interdisciplinar”, que reúne a expertise de 30 autores renomados, incluindo peritos e especialistas da área.

A IABTI já divulgou os primeiros nomes que aceitaram concorrer ao cargo de diretor regional, entre eles o representante alagoano, que agora passa a integrar um seleto grupo de especialistas de diferentes continentes.

A presença de um profissional alagoano em um espaço de tamanha relevância reforça o avanço da perícia criminal no estado e evidencia a qualificação dos seus especialistas perante a comunidade internacional.

A escolha final para o cargo ainda será anunciada, mas a candidatura já posiciona Alagoas em um patamar de destaque dentro de uma das mais prestigiadas organizações internacionais da área.