Polícia

Polícia Civil prende dentista que aplicava silicone industrial em pacientes em Arapiraca

Profissional é suspeita de realizar procedimentos ilegais nos glúteos de mulheres; cinco vítimas estão internadas com complicações graves

Por Tribuna Hoje 24/10/2025 11h30
Polícia Civil prende dentista que aplicava silicone industrial em pacientes em Arapiraca
Vítimas ficaram com graves lesões - Foto: PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas prendeu, nesta sexta-feira (24), uma cirurgiã-dentista suspeita de aplicar silicone industrial em procedimentos estéticos realizados de forma ilegal em Arapiraca, no Agreste do estado. Pelo menos cinco mulheres estão internadas no Hospital de Emergência do Agreste, após apresentarem complicações graves provocadas pelas substâncias injetadas.

De acordo com o delegado Matheus Henrique, responsável pelo caso, as vítimas acreditavam estar recebendo um produto estético regular, mas o material aplicado será submetido à perícia para confirmar se se trata de silicone industrial ou vaselina. Algumas pacientes precisaram passar por cirurgias para retirada do produto devido à necrose dos tecidos.

A investigação começou após denúncias e foi intensificada quando duas vítimas procuraram atendimento médico. O número de pacientes afetadas aumentou nos últimos dias, chegando a cinco. O inquérito apura os crimes de exercício ilegal da medicina e lesão corporal gravíssima.



O Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO/AL) já havia determinado a suspensão cautelar de 30 dias da profissional, válida em todo o território nacional. Segundo o presidente do CRO/AL, Carlos Macedo, a medida foi tomada após constatação da gravidade dos procedimentos realizados fora dos limites legais da odontologia.

A aplicação de silicone industrial é proibida para uso em humanos e representa risco extremo à saúde, podendo causar infecções, necroses e até morte. O caso segue sendo acompanhado pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Civil, que dará continuidade às investigações para responsabilizar todos os envolvidos.

A PC/Al informou que maiores detalhes sobre o caso serão divulgados durante coletiva de imprensa ainda nesta sexta-feira (24).