Polícia
Polícia Civil cumpre mandado de prisão em operação contra estelionato e lavagem de capitais
Ação integrada com a Polícia Civil da Bahia resultou na captura de suspeito em Olho d’Água das Flores

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) participou, na quarta-feira (1), de uma ação integrada com a Polícia Civil da Bahia (PC/BA) que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem acusado de estelionato e lavagem de capitais.
A operação, denominada “Madoff”, contou com a participação da 2ª Delegacia Regional de Santana do Ipanema e da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 4 (DPJ4), sob coordenação do delegado Antônio Carlos Lessa, diretor da DPJ4, e também cumpriu mandados de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores, no Sertão alagoano.
O investigado é acusado de oferecer falsos investimentos no mercado de renda variável, com promessa de rendimentos fixos mensais de cerca de 5%. Para atrair as vítimas, formalizava contratos — muitos com reconhecimento de firma em cartório. Inicialmente, os pagamentos eram realizados, o que aumentava a confiança dos investidores e atraía novos aportes financeiros.
Várias vítimas relataram ter aplicado valores significativos, que variaram entre R$ 10 mil e R$ 440 mil. No entanto, a partir de março de 2025, o suspeito passou a alegar supostos problemas com a Receita Federal, falhas em sistemas de corretagem e questões pessoais para justificar os atrasos e, posteriormente, a ausência de devolução dos valores.
Durante as investigações, foram reunidas provas como contratos, comprovantes de transferências, mensagens de aplicativos e documentos falsos supostamente emitidos pela Receita Federal.
O inquérito também apura a hipótese de um esquema em pirâmide financeira, no qual os recursos de novos investidores eram utilizados para pagar os rendimentos prometidos a investidores antigos.
Após deixar a cidade de Conceição do Coité (BA), o suspeito passou a se esconder em outros estados. Ele foi localizado em uma residência rural de Olho d’Água das Flores, onde foi preso em cumprimento à ordem judicial.
No local, foram apreendidos três notebooks, um aparelho celular, um HD externo, um pendrive, um relógio smartwatch, um veículo, um caderno com anotações e diversos documentos.
O preso foi conduzido ao Hospital Municipal de Santana do Ipanema para comprovação de integridade física e, em seguida, encaminhado à sede da 2ª Delegacia Regional da PC/AL, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Ele permanecerá à disposição da Justiça da Comarca de Conceição do Coité (BA).
Mais lidas
-
1Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
2Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
3Contrato encerrado
Globo suspende transmissão para Gazeta
-
4Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta
-
54x2
CRB sai na frente, mas sofre virada e perde para o Remo em Belém