Polícia

Fuga em penitenciária de Maceió: quatros fugitivos já foram capturados e um segue foragido

Dos cinco detentos, três foram capturados em União dos Palmares e um em Pilar nesta sexta-feira (5)

Por Tribuna Hoje 05/09/2025 13h28 - Atualizado em 05/09/2025 19h09
Fuga em penitenciária de Maceió: quatros fugitivos já foram capturados e um segue foragido
Policiais militares conseguiram prender outros três dos cinco homens que fugiram da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira - Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (05), policiais militares conseguiram recapturar três dos cinco homens que haviam fugido da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió. Até o momento, quatro fugitivos já foram recapturados, e a busca continua para localizar o único foragido restante.

Fugitivos Recapturados:

Jonathan Teixeira da Silva (conhecido como Jhony)
José Carlos Trindade dos Santos
Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcanti (vulgo "Vaqueiro")
Ronaldo da Silva Melo, capturado em Pillar.

Além de capturá-los, os policiais apreenderam uma motocicleta com registro de roubo durante a ação, que ocorreu na Praça Padre Cícero, em União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana. A operação foi confirmada pelo Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), do 2º BPM.

Quem São os Fugitivos:

Jonathan Teixeira da Silva (capturado)

José Carlos Trindade dos Santos (capturado)

Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcanti (capturado)

Willis David Peixoto de Vasconcelos (foragido)

Ronaldo da Silva Melo (capturado)

Até o momento, o nome do quarto detento recapturado não foi divulgado e, com isso, não há informações sobre o paradeiro de Willis David Peixoto de Vasconcelos, único fugitivo que ainda permanece foragido.

O Caso 

Cinco detentos conseguiram escapar da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (05). A fuga teria ocorrido por meio de uma corda improvisada, feita de lençóis, conhecida como "Teresa". A corda foi usada pelos fugitivos para sair do bloco e pular o muro da penitenciária.

Os capturados em União (Foto: Divulgação)



A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal de Alagoas confirmaram a fuga e informaram que um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias do incidente. Além disso, uma recontagem dos apenados foi realizada e as diligências para localizar os fugitivos continuam em andamento.

A polícia segue empenhada na captura dos demais foragidos, enquanto as autoridades investigam as falhas de segurança que possibilitaram a fuga.

A situação segue em monitoramento, e atualizações sobre a recaptura e os envolvidos no incidente são aguardadas.