Polícia

Operação policial em Maceió localiza e neutraliza líder do Comando Vermelho em Passo de Camaragibe

Jailson era apontado como mandante de diversos homicídios no estado; ele estava foragido no Conjunto Joaquim Leão

Por Ascom SSP/AL 28/08/2025 20h25 - Atualizado em 29/08/2025 00h25
Operação policial em Maceió localiza e neutraliza líder do Comando Vermelho em Passo de Camaragibe
Material apreendido durante a operação - Foto: Ascom SSP/AL

Uma operação coordenada pelo Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar de Alagoas, com apoio da Diretoria de Inteligência, localizou e neutralizou nesta quinta-feira (28) Jailson dos Santos, conhecido como Morrero ou Zé do Morro, apontado como principal liderança do Comando Vermelho (CV) em Passo de Camaragibe. O criminoso, identificado como chefe do tráfico de drogas na região e mandante de diversos homicídios, reagiu à abordagem policial, sendo socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A ação contou com militares do Batalhão de Rotam, Companhia de RAIO, Inteligência da 8ª Companhia Independente e do 1º BPM.

De acordo com as investigações, Morrero utilizava um estabelecimento comercial como fachada para o tráfico de drogas, movimentando a venda de entorpecentes diariamente. Ele também era apontado como mandante de diversos homicídios, entre eles a execução de um jovem ocorrida nessa quarta-feira (27), além de homicídios anteriores, incluindo um caso em que uma vítima foi esquartejada e enterrada em cova rasa no município de Passo de Camaragibe.

Além disso, denúncias ligam o criminoso à tentativa de feminicídio contra uma manicure no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. As ordens para os atentados teriam partido de Nem Catenga, traficante homiziado no Rio de Janeiro.

O Secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância da operação no enfrentamento ao crime organizado:

“Esse indivíduo era um dos principais articuladores da violência em Passo de Camaragibe e responsável por diversas mortes. A resposta rápida das nossas forças policiais demonstra que não vamos recuar diante da criminalidade. O Estado está firme no combate às facções e na proteção da população alagoana”, afirmou.

Já o secretário executivo de Políticas de Segurança da SSP, Patrick Madeiro, ressaltou o papel da população na construção da segurança pública:

“As denúncias feitas ao Disque 181 foram fundamentais para que a inteligência policial identificasse e localizasse esse criminoso. Esse é mais um exemplo de como a colaboração entre sociedade e instituições de segurança gera resultados concretos no enfrentamento ao crime”, disse.

A Secretaria da Segurança Pública reforça que o Disque Denúncia 181 continua sendo uma ferramenta sigilosa e segura para a população contribuir no combate ao tráfico e ao crime organizado em Alagoas.

Em outra ação concomitante no município de Passo de Camaragibe, militares do Pelopes da 8ª CPMI localizaram um dos suspeitos de receber as ordens de Morrero e ser autor do homicídio que vitimou um jovem nesta quarta-feira (27), no mesmo município. Conhecido pelo apelido Caçaco, o suspeito foi conduzido ao CISP de Matriz de Camaragibe e segue à disposição da Justiça.