Polícia

Caso Gabriel Lincoln: Família e vice-prefeita vão se reunir com secretário de Segurança Pública

Adolescente foi baleado durante uma perseguição da PM no sábado (3) e morreu em Palmeira dos Índios; familiares pedem agilidade na investigação

Por Tribuna Hoje com agências 06/05/2025 14h05
Caso Gabriel Lincoln: Família e vice-prefeita vão se reunir com secretário de Segurança Pública
Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de 16 anos - Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (6), a vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte, e familiares do adolescente Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de 16 anos, vão se reunir com secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, para pedir agilidade nas investigações referentes à morte do menor, que foi a óbito após ser baleado por policiais militares que faziam patrulhamento na cidade.

Conforme a polícia, o adolescente teria fugido de uma abordagem e efetuado um disparo em direção aos militares, que teriam revidado e atingido o adolescente, que guiava uma moto no momento do fato.

No entanto, a família do menor contesta que ele estivesse armado. Por sua vez, a Polícia militar afirma que o adolescente estava empinando a moto, teria furado um sinal vermelho e desobedecido a ordem de parada, além de ter efetuado disparos contra os agentes.

Conforme o delegado João Paulo Cavalcante, que apura o caso, um inquérito foi instaurado e as investigações estão em andamento para entender como se deu a dinâmica da perseguição policial.

Além disso a polícia irá analisar as câmeras de segurança do local onde o menor foi baleado e de ruas adjacentes.

Também foi solicitado a realização do exame residuográfico, que pode identificar vestígios de pólvora nas mãos do adolescente. Segundo as investigações, a arma que o menor teria usado seria um revólver calibre 38, que foi apreendido e está sendo analisado. Inclusive, a polícia busca o nome do pessoal que registrou a arma.

Gabriel morreu no sábado (3). Ele foi socorrido pelos próprios militares e levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas chegou em óbito. Segundo seus familiares, ele estava voltando de um supermercado em uma moto em direção ao quiosque da família, onde ajudava a mãe nas vendas.