Polícia
Advogado contesta laudo que nega doença de Albino
Geoberto Bernardo de Luna diz que espera perícia, assinada por junta médica, conforme solicitação inicial

O advogado de defesa de Albino Santos de Lima, Geoberto Bernardo de Luna, afirmou não reconhecer o laudo pericial realizado por um médico psiquiatra forense do Centro Psiquiátrico Judiciário que concluiu que seu cliente tinha plena consciência dos crimes que cometeu. O resultado do laudo foi apresentado ontem pela Polícia Civil.
Albino é apontado como o maior serial killer de Alagoas. Seu advogado de defesa, Geoberto Bernardo garantiu que continua à espera do laudo pericial, assinado por uma junta médica, conforme sua solicitação inicial desde que as investigações apontaram Albino Santos como um assassino em série. Ele responde por 18 homicídios consumados.
“Esse documento não é um laudo. É apenas um parecer médico, baseado em uma única consulta, uma única conversa. Não dá para ser anexado ao processo como prova de sanidade mental. Solicitamos um laudo assinado por mais de um médico, por uma junta profissional. E esse ainda não foi apresentado”, justificou o advogado.
Segundo o laudo apresentado pela Polícia Civil, ele é imputável, ou seja, responsável pelos homicídios praticados nos anos de 2019, 2020, 2023 e 2024.
Após apresentar o laudo, o delegado Gilson Rego afirmou que o acusado é uma pessoa bastante inteligente, meticulosa, ciente da gravidade e das consequências dos crimes que praticou e alguém que planejava cada detalhe dos assassinatos que cometeu.
“O laudo psiquiátrico comprovou que Albino possui total discernimento”, disse.
“Tese de doença psiquiátrica não se sustenta mais”, diz delegada
A delegada Tacyane Ribeiro, coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explicou que a tese da defesa do acusado, que alegava insanidade, não se sustenta mais.
O exame foi solicitado pela defesa do acusado, que alegava que ele não sabia o que estava fazendo no momento dos assassinatos. Albino Santos de Lima está preso no sistema prisional desde setembro do ano passado e onde deverá ficar até o julgamento.
O laudo foi solicitado no processo que investiga o assassinado da jovem Ana Beatriz, mas pode ser utilizado também para os demais crimes. Com a divulgação do laudo, a investigação sobre a morte de Ana Beatriz – único processo que estava suspenso – será retomada.
Caso algum laudo médico psiquiátrico comprove a tese do advogado de defesa de Albino Santos de Lima, de que ele é psicopata, o acusado poderá voltar a viver normalmente nas ruas da capital. A defesa continua a pedir à Justiça que submeta o acusado a um exame mental, diante de mais de um médico, para atestar a psicopatia.
A Justiça brasileira considera, através do artigo 26 do Código Penal, um psicopata como um ser inimputável. Caso não seja comprovado que o acusado é um psicopata, a pena pode ser superior a 300 anos de reclusão, sendo 30 anos por cada um dos crimes.
Na avaliação do advogado, Albino é um psicopata. A psicopatia é um transtorno de personalidade, que envolve outros fatores para que se torne efetiva, tais como traumas de infância, anomalias cerebrais que levam o indivíduo a não compreender a razão da pena e com isso reincidir no crime.
Segundo o advogado de defesa Geoberto Bernardo de Luna, Albino Santos de Lima acreditava ser o ator Charles Bronson do filme Death Wish (Desejo de Matar). Na obra de 1974, o personagem Paul Kersey (interpretado por Bronson). O filme, do gênero romance policial, vagamente baseado no livro homônimo de Brian Garfield, um homem se torna um justiceiro depois que sua esposa é assassinada e sua filha é estuprada por criminosos. Depois do original de 1974, a série ganhou mais quatro filmes.
“Ele sofre com depressão e ansiedade e tinha prescrição para tomar remédios psiquiátricos. No entanto, me disse que não estava obedecendo à recomendação médica”.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas