Polícia

Sargento da PM/AL é homenageado por atuação junto à diretoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por SSP/AL 19/02/2025 15h46
Sargento da PM/AL é homenageado por atuação junto à diretoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública
A prova foi a homenagem recebida pelo agente nessa terça-feira (18), como destaque de desempenho de funções e deveres em 2024 - Foto: Assessoria

“Um profissional excelente e bastante compromissado com o trabalho em prol da sociedade”, foi assim que o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, descreveu o analista de inteligência da SSP e sargento da Polícia Militar Washington Melo, que atualmente tem desempenhado função no Centro Integrado de Inteligência do Nordeste (CIISPR-NE).

O serviço prestado pelo militar alagoano junto ao órgão sediado no Ceará e coordenado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Diopi/MJSP), também tem sido reconhecido pelo órgão federal. A prova foi a homenagem recebida pelo agente nessa terça-feira (18), como destaque de desempenho de funções e deveres em 2024.

A honraria concedida pela Diopi reforça o diferenciado esforço e compromisso com que o sargento Washington realizou as diligências que lhe foram atribuídas. O empenho resultou numa grande contribuição para a integração da atividade de inteligência e o fortalecimento da comunidade de inteligência.

Homenageado durante o Encontro Nacional de Inteligência da Rede CIISPR, que acontece até esta quinta (20), em Brasília, pela grande quantidade de conhecimento produzido na área da inteligência no ano passado, o policial se diz muito grato.

“Fico muito feliz pela confiança que me foi dada para representar o nosso estado junto ao MJ e é muito bom estar entre os analistas do Brasil e ter esse reconhecimento como um dos que mais produziram no ano de 2024”, afirmou o sargento.

Para o representante de Alagoas no Centro Integrado de Inteligência, o trabalho conjunto com as agências de todas as forças de segurança do país tem elevado o comprometimento do governo alagoano em prol do enfrentamento à violência.

“É muito importante termos essa representação para fazer o elo entre Alagoas, o Ministério da Justiça e os demais estados da federação. Até para levar as demandas das agências locais, interagir e auxiliar na criação de protocolos, que podem ajudar o estado. Nosso foco vai além da análise de dados em si, também fomentamos a interação entre agências, ver o que podemos levar para nosso estado ou até mesmo difundir o que temos realizado. Com isso, facilitamos o trabalho de combater o crime organizado das polícias alagoanas”, disse.

O agente cedido pela SSP/AL ao Ministério da Justiça, também tem sido elogiado por colegas de trabalho, como o chefe-geral de Inteligência Integrada da Segurança Pública de Alagoas, delegado Gustavo Henrique, que destacou o elevado grau de profissionalismo desempenhado na SSP.

“Profissional responsável, dedicado, abnegado, cumpridor de suas obrigações funcionais, sempre apresentando uma produtividade acima da média. Características fundamentais para a indicação de atuação, na condição de mobilizado, junto ao Centro Integrado de Inteligência do Nordeste. Lá, com os mesmos atributos, o sargento Washington tem desempenhado um papel brilhante, muito bem representando a Segurança Pública de Alagoas no cenário nacional, a ponto de receber tão honrosa homenagem”, afirmou Gustavo Henrique.

O policial atua no CIISPR-NE desde 2022 e a permanência foi prorrogada, segundo o secretário Flávio Saraiva, a pedido do próprio Ministério da Justiça. “Estamos falando de uma pessoa que tem um trabalho reconhecidíssimo e isso está provado desde o primeiro prolongamento da manutenção dele no Centro, ao qual não nos opomos. Que ele continue atuando de forma séria em prol da segurança nacional e, em especial, do povo alagoano”, declarou o gestor.