Polícia

Motoristas por aplicativo de Maceió e SSP debatem ações de prevenção

Entre ações, cartilha será criada com dicas de segurança para profissionais da categoria

Por Ascom SSP/AL 25/11/2024 23h05
Motoristas por aplicativo de Maceió e SSP debatem ações de prevenção
Reunião ocorreu nesta segunda-feira (25) - Foto: Agência Alagoas

Em mais uma rodada de discussões, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu representantes de motoristas por aplicativo na manhã desta segunda-feira (25), no Centro de Maceió, para debater ações de prevenção à violência. A primeira reunião ocorreu na sexta (22).

Durante o encontro, ficou estabelecida a criação de uma cartilha com orientações de segurança para ser distribuída entre os profissionais da categoria. De acordo com o chefe de Gabinete da SSP, coronel Alexandre Saraiva, o guia, que será produzido pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, ajudará na padronização de ações em situações de emergência.

“A cartilha vai ajudar com dicas específicas para os motoristas, o que poderá prevenir que eles sejam vítimas de possíveis crimes. Os profissionais e a população também devem ser parceiros no combate à criminalidade cumprindo as regras estabelecidas pelas empresas de transporte por aplicativo”, afirmou o oficial.

Outro tema que voltou a ser debatido é a implantação de um sistema de botão de pânico para os motoristas por aplicativo, ferramenta que pode reduzir o tempo de contato com as forças policiais em casos de assaltos.

O presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (Ampaeal), Alexander Felix, reforçou a importância de esforços conjuntos para garantir cada vez mais a segurança dos profissionais. “Esta é uma pauta contínua da nossa instituição. Já temos um contato direto com a SSP e também precisamos lutar pela unificação dos profissionais em prol do melhor para a categoria”, disse.

Madson Vital, que também é motorista por aplicativo e participou da reunião, enalteceu sobre o fortalecimento da categoria com ações pensadas de forma conjunta. “Até então não tínhamos conhecimento de alguns trabalhos desenvolvidos até aqui e buscaremos conscientizar nossos colegas pela valorização e união de todos em prol da nossa própria segurança”, afirmou ele.

Entre as ações já desempenhadas pela Chefia de Prevenção da SSP está a formalização de um grupo que conta com a participação de representantes das forças policiais para um contato direto e a intermediação junto ao Ministério Público do Estado para garantia de direitos da categoria.

Participaram da reunião o comandante do Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão; os majores Diogo Perdigão e Chrisdângelo Verçosa, do Centro de Gerenciamento de Crises e do CPRM, respectivamente; e o capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP.