Polícia

Polícia Militar de Alagoas forma 19 praças no Curso de Ações Táticas Especiais

Solenidade da sétima edição do curso foi marcada por homenagens

Por PM/AL 12/11/2024 13h21
Polícia Militar de Alagoas forma 19 praças no Curso de Ações Táticas Especiais
Curso de Ações Táticas Especiais visa qualificar o profissional de Segurança Pública para atuar de forma eficiente, eficaz e segura em ocorrências de crise - Foto: Igor Lessa / Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas formou, na tarde dessa segunda-feira (11), mais 19 policiais militares na sétima edição do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). Com a solenidade de encerramento, que ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública do bairro do Trapiche, os concluintes passam a carregar o título de “cateanos”, sendo considerados, a partir de então, profissionais com alta capacidade em gerenciar as situações mais críticas que possam surgir no serviço policial militar.

O soldado Huarni Dias, da Rotam, alcançou a primeira colocação da turma. Ex-integrante do Bope, ele falou sobre a experiência vivenciada.

“Foram dias intensos, de instruções nos mais diversos horários, situações e nas mais diversas condições. Este foi um curso que almejei fazer desde o início da minha carreira e hoje, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, sinto que valeu muito a pena ter continuado e seguido em frente até concluí-lo”, ressaltou, ao destacar que pretende continuar se especializando na área dentro da corporação. O soldado José Gabriel Borba e o sargento Wellington Florêncio foram o segundo e terceiro colocados, respectivamente.





Com 70 dias de duração, o curso, que começou no dia 29 de agosto, com 37 alunos matriculados inicialmente, ficou sob a coordenação do tenente Willams Santos, do Bope, que também foi homenageado, juntamente com os demais instrutores, o veterano escolhido e as autoridades presentes.

Durante este período, os alunos passaram por instruções de Intervenções Táticas Especiais, Tiro de Precisão, Operações Helitransportadas, Patrulha Urbana em Local de Alto Risco, Defesa Pessoal, Explosivos, dentre outras.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, parabenizou os novos ”cateanos” e frisou a importância do curso.

“Este é um curso de excelência, que possui grande prestígio dentro da corporação. Tenho certeza que agora contamos com profissionais ainda mais qualificados e prontos para atuar nas mais diversas situações que o serviço exigir”, destacou o comandante.

A solenidade foi presidida pelo secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva e prestigiada, ainda, pelo secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro; pelo comandante do Bope, tenente-coronel Henrique Jatobá; pelo delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; pelo deputado estadual, Cabo Bebeto, além de oficiais e praças da corporação.







A solenidade contou com uma homenagem aos dois policiais militares vitimados fatalmente no último domingo (10), em São José da Tapera e com uma demonstração, com exposição de técnicas de abordagem pelos integrantes da turma.





Sobre o Cate


O Curso de Ações Táticas Especiais visa qualificar o profissional de Segurança Pública para atuar de forma eficiente, eficaz e segura em ocorrências de crise, resgate de reféns, atuações em estabelecimentos prisionais, dentre outras situações relacionadas a crimes violentos letais intencionais contra a pessoa e o patrimônio, que demandem o acionamento da tropa especializada, mais especificamente do “Time Tático”.

Já foram realizadas seis edições do Cate, totalizando 112 cateanos formados anteriormente, sendo 89 da PM-AL e 23 de outros Estados, como Amazonas, Amapá, Bahia, Sergipe, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além de integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Cate tem como objetivo especializar e habilitar profissionais da área de Segurança Pública na melhoria das condições físicas, técnicas, táticas, psicológicas e intelectuais para atuarem no atendimento de missões complexas voltadas para o ambiente urbano.