Polícia

Polícia Civil alagoana anuncia fim da investigação contra influenciadores

Operação Game Over investigou participação de cinco suspeitos de promover jogos de azar ilegais online

Por Tribuna Hoje com Ascom PC/AL 18/10/2024 18h38 - Atualizado em 18/10/2024 22h58
Polícia Civil alagoana anuncia fim da investigação contra influenciadores
Delegado Lucimerio Campos - Foto: Ascom PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas declarou, nesta sexta-feira (18), o término das investigações sobre cinco influenciadores digitais e seus colaboradores, acusados de promover jogos de azar ilegais online.

O delegado Lucimerio Campos, chefe da Delegacia de Estelionato, informou que a operação Game Over expôs um esquema de promoção ilegal de jogos através de plataformas digitais, com "Contas Demonstração" que simulavam apostas reais, mas visavam atrair apostadores/seguidores de maneira ilegal, resultando em danos financeiros e emocionais a muitos.

As investigações foram concluídas após acordos de colaboração premiada serem firmados entre os influenciadores e a Polícia Civil de Alagoas, com aval do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e aprovação do Colegiado de Juízes da 17ª Vara Criminal de Maceió.

A colaboração premiada, um mecanismo legal, permite que acusados forneçam informações cruciais para a resolução de crimes, ajudando a identificar outros envolvidos ou recuperar ativos ilícitos. Em troca, podem receber benefícios como redução de pena ou perdão judicial, dependendo da colaboração e dos resultados para a investigação.

"Por fim, o acordo resultou no pagamento de multa ao Estado, por meio de doação de bens e equipamentos e construção de uma sede para a Delegacia de Estelionatos em Maceió, recentemente criada pelo governo do Estado e que foi a responsável pela deflagração da Operação Policial", disse o delegado.

Além disso, o acordo assegurou que os bens e valores confiscados na Operação Game Over seriam utilizados para compensar as vítimas do esquema.

O delegado Lucimerio Campos declarou que, com a conclusão das investigações, a Polícia Civil de Alagoas reitera seu compromisso de combater atividades ilícitas online, assegurando que os responsáveis por atos criminosos sejam levados à justiça e que as vítimas recebam a devida compensação.