Polícia

Cervejaria no Feitosa é interditada durante operação integrada da SSP

Durante ação, equipes flagraram uso de drogas, som abusivo, irregularidades administrativas e presença de adolescentes dentro de estabelecimento comercial

Por Roberison Xavier / Ascom SSP/AL 22/09/2024 12h48 - Atualizado em 22/09/2024 18h25
Cervejaria no Feitosa é interditada durante operação integrada da SSP
Operação conjunta interditou cervejaria, apreendeu motos e flagrou adolescentes consumindo drogas no Feitosa - Foto: Ascom SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas coordenou uma operação integrada para averiguar denúncias recebidas através dos canais 181 e 190 contra tráfico de drogas, corrupção de menores e diversas irregularidades administrativas dentro de uma cervejaria localizada no bairro do Feitosa. A ação conjunta foi realizada na noite de sábado (21) na Avenida Juca Sampaio, localizada na região da parte alta de Maceió.

De acordo com a Chefia de Articulação de Política de Prevenção, que esteve à frente da operação, as denúncias recebidas indicavam que o estabelecimento comercial estava sendo usado para o consumo de entorpecentes, utilizava o som de forma abusiva e registrava situação de superlotação, problemas de alvará e ainda a presença de adolescentes.

Diante das informações, a ação, que teve apoio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, da Polícia Militar e da Polícia Civil, foi desencadeada após instruções realizadas no Centro Integrado de Segurança Pública – Tipo 3 (Cisp 3) do Trapiche da Barra, onde é sediado o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Companhia Independente de Choque, ambas unidades da PM.

Durante a operação na cervejaria do Feitosa, as equipes flagraram a perturbação do sossego com base no Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, e apreenderam caixas e uma mesa de som, seguindo as diretrizes do Programa Na base do Sossego da SSP. O local também foi interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar por causa da superlotação, com risco iminente à vida, e por possuir apenas uma saída de emergência de forma reduzida e permanente.

No local, integrantes do Juizado Especial da Infância e da Juventude registraram também a presença de 23 menores de idade, alguns deles ingerindo bebidas alcoólicas e outros consumindo entorpecentes. Os proprietários do estabelecimento e os organizadores do evento foram autuados. Responsáveis pelos adolescentes foram convocados ao local para levá-los para suas residências.

Ainda enquanto a operação era desencadeada, equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito e da Operação Lei Seca flagraram motocicletas estacionadas de forma irregular na região. Três veículos foram apreendidos, por apresentarem também outras pendências administrativas. Funcionários da Equatorial Alagoas, que também participaram da ação integrada, substituíram o medidor de energia por causa de irregularidades observadas.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, ações de combate à criminalidade como esta desencadeada em Maceió serão constantes, assim como já tem um programa específico para este tipo de enfrentamento.

“Temos a Operação na Base do Sossego, que já dá um grande abalo aos perturbadores que, consequentemente, contribuem e incentivam outros crimes. Estaremos sempre atuando de forma conjunta não só entre as Chefias de Prevenção e Inteligência da SSP, mas também com outros órgãos que podem contribuir com a redução da violência em nosso estado. Contamos com o apoio da população nesse combate ao crime, e informações podem ser repassadas através do Disque-Denúncia, pelo 181, de forma anônima e gratuita”, afirmou Flávio Saraiva.

Outra apreensão

Ainda dentro da ação do Programa Na Base do Sossego, equipes das Bases Comunitárias da PM apreenderam um equipamento de som no conjunto Santa Helena, no bairro Cidade Universitária, também na parte alta da capital, nesse sábado.

O aparelho estava prejudicando o sossego dos moradores da região, que entraram em contato através do número 190, da PM. O conjunto de equipamentos foi apreendido também conforme o Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais e ficou custodiado na sede do 12º BPM para depois ser levado à SSP.

Já o proprietário foi comunicado de seu comparecimento em audiência preliminar marcada para o dia 14 de outubro, onde os procedimentos cabíveis serão tomados pelo Juizado Especial.